No momento, você está visualizando Como utilizar a Inteligência Artificial geradora de imagens, o DALL-E, em sala de aula?

Como referenciar este texto: Como utilizar a Inteligência Artificial geradora de imagens, o DALL-E, em sala de aula?. Rodrigo Terra. Publicado em: 28/03/2023. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/computador/como-utilizar-a-inteligencia-artificial-geradora-de-imagens-o-dall-e-em-sala-de-aula .


Conteúdos dessa postagem

O que é o DALL-E?

O DALL-E é um modelo de inteligência artificial desenvolvido pela empresa OpenAI que pode gerar imagens a partir de descrições textuais. Ele usa técnicas avançadas de aprendizado de máquina para entender as palavras e frases de uma descrição e, em seguida, gerar uma imagem que represente visualmente essa descrição. O DALL-E é capaz de criar imagens realistas de objetos e cenas que não existem no mundo real, bem como misturar diferentes elementos para criar novas imagens.

O nome “DALL-E” é uma referência ao artista surrealista Salvador Dalí, conhecido por suas pinturas surrealistas e visões irreais. A palavra “DALL-E” também sugere uma mistura entre o nome do artista e a palavra “wall-e”, o famoso personagem de animação da Pixar.

O DALL-E foi treinado em um enorme conjunto de dados de imagens e descrições textuais, permitindo que ele aprenda a relação entre as palavras e as imagens e use esse conhecimento para gerar novas imagens. O modelo DALL-E é capaz de gerar imagens com alta resolução e detalhes, tornando-o uma ferramenta poderosa para designers, artistas e outras pessoas que trabalham com imagens.

Como acessar o DALL-E?

Para acessar o DALL-E, você precisa ir para o site do OpenAI em https://openai.com/dall-e/ e clicar no botão “Create Images” para acessar a interface do DALL-E. No entanto, é importante notar que o acesso ao DALL-E é limitado e pode exigir uma conta do OpenAI para acesso completo. Se você não tem uma conta, pode se inscrever para receber notificações sobre quando as novas vagas serão abertas. Além disso, o DALL-E é uma ferramenta avançada de IA e pode exigir algum conhecimento de programação e habilidades técnicas para trabalhar com ele.

Exemplos de aplicação

O DALL-E pode ser uma ferramenta interessante para ser utilizada em sala de aula em diversas disciplinas, como arte, design, literatura e até mesmo ciências e história. Aqui estão algumas ideias de como o DALL-E pode ser utilizado em sala de aula:

  1. Explorando a criatividade: os alunos podem ser incentivados a criar descrições textuais de objetos, animais ou cenas e usar o DALL-E para gerar imagens a partir dessas descrições. Isso pode ajudá-los a desenvolver sua criatividade e imaginação, bem como a praticar a escrita e a comunicação.

  2. Explorando a arte: os alunos podem ser convidados a explorar a arte gerada pelo DALL-E e a discutir as técnicas e estilos utilizados na criação dessas imagens. Eles também podem ser desafiados a criar suas próprias obras de arte inspiradas nas imagens geradas pelo DALL-E.

  3. Explorando a literatura: os alunos podem ser incentivados a criar descrições textuais de personagens, cenários e objetos em histórias literárias e usar o DALL-E para gerar imagens a partir dessas descrições. Isso pode ajudá-los a visualizar melhor a história e a desenvolver sua compreensão de elementos literários.

  4. Explorando a ciência e a história: os alunos podem ser convidados a criar descrições textuais de eventos históricos, experimentos científicos ou conceitos abstratos e usar o DALL-E para gerar imagens que representem esses conceitos. Isso pode ajudá-los a visualizar melhor os conceitos e a desenvolver sua compreensão dos mesmos.

No entanto, é importante lembrar que o DALL-E ainda é um modelo em fase de pesquisa e desenvolvimento e não está amplamente disponível para uso público. É possível que a OpenAI disponibilize o DALL-E em um futuro próximo, mas até lá, é importante considerar outras ferramentas de geração de imagens que já estão disponíveis, como o Google Deep Dream ou o Adobe Sensei.

Alguns resultados

Entrada: “um abacate em forma de moto”

Entrada: “campos com pessoas lendo em 1915”

Entrada: “mapa náutico de 1500”

Entrada: “comunidade neandertal”

Conclusão

A ferramenta ainda é muito nova e carece de ajustes mais detalhados, com o intuito de entregar resultados mais coerentes com o que se é solicitado, porém as possibilidades de uso em sala de aula são diversas e inimagináveis. Aqui eu apenas apresentei algumas ideias, muito simples, dado que meu objetivo é fomentar a curiosidade e difundir novas possibilidade de uso.

Deixe um comentário