Como referenciar este texto: Habilidade EI02ET02, na BNCC para Educação Infantil . Rodrigo Terra. Publicado em: 30/11/2023. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/bncc/habilidade-ei02et02-na-bncc-para-educacao-infantil .
Conteúdos dessa postagem
Habilidade EI02ET02
A habilidade EI02ET02 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) refere-se a uma das competências da Educação Infantil, voltada para as crianças de 0 a 5 anos. Essa habilidade está inserida na Área de Conhecimento intitulada “”Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações””, e tem como objetivo desenvolver nas crianças a capacidade de explorar o ambiente, perceber suas próprias ações e as consequências delas, além de identificar semelhanças e diferenças.
Essa habilidade, mais especificamente, visa estimular a criança a se envolver em atividades que permitam compreender e explorar o espaço ao seu redor. Ela busca promover a percepção do ambiente, a noção de distância, tamanho, posição e localização, bem como a compreensão das relações entre os objetos e as transformações que ocorrem neles.
Ao focar no desenvolvimento da habilidade EI02ET02, as práticas pedagógicas devem incluir atividades que permitam à criança experimentar, investigar e interagir com diferentes espaços e objetos. Isso pode envolver brincadeiras que estimulem a percepção espacial, como jogos de encaixe, construção, quebra-cabeças, exploração de materiais diversos, experiências táteis, visuais e auditivas.
Os educadores podem propor desafios que levem as crianças a identificar semelhanças e diferenças entre objetos, bem como a compreender como as ações delas afetam o ambiente ao redor. Por exemplo, atividades de classificação de objetos por tamanho, forma ou cor podem contribuir para o desenvolvimento dessa habilidade, assim como propostas que envolvam atividades de medida simples, como comparar comprimentos ou quantidades.
É fundamental que essas práticas pedagógicas estejam alinhadas com a realidade e o cotidiano das crianças, permitindo-lhes explorar o mundo ao seu redor de maneira lúdica e significativa. O papel do educador é essencial nesse processo, pois ele deve criar um ambiente propício para as descobertas e estar atento para fornecer apoio e orientação quando necessário, sem tirar a autonomia e a criatividade das crianças.
Ao desenvolver a habilidade EI02ET02, as crianças podem ampliar sua percepção sobre o mundo e suas capacidades de resolução de problemas, tornando-se mais aptas a compreender relações espaciais, o que é fundamental para seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional durante a fase da Educação Infantil.
Como aplicar esta habilidade em sala de aula
Para integrar essa habilidade em uma atividade em sala de aula, é essencial criar um ambiente estimulante que incentive as crianças a explorarem e interagirem com diversos materiais e recursos disponíveis. Uma atividade que exemplifica o uso da habilidade EI02ET02 pode ser a criação de uma estação de experimentação sensorial.
Para isso, o professor pode dispor de uma mesa ou área designada na sala de aula, repleta de diferentes materiais sensoriais, como areia, massinha de modelar, água, grãos, tecidos de diferentes texturas, objetos coloridos, entre outros. Cada material oferece uma experiência sensorial única e permite que as crianças explorem, descubram e aprendam de maneira divertida.
Ao introduzir a atividade, o professor pode convidar os alunos a explorarem livremente os materiais disponíveis. É importante encorajar a curiosidade, fazendo perguntas abertas para estimular a expressão oral e a reflexão das crianças, como “Como essa textura se parece?” ou “O que você sente ao tocar nesse material?”
Além disso, a atividade pode ser enriquecida ao incluir elementos tecnológicos. Por exemplo, um tablet ou dispositivo similar pode ser utilizado para exibir vídeos ou imagens relacionados aos materiais sensoriais, proporcionando uma nova dimensão à experiência das crianças.
Durante a atividade, o professor pode observar as interações das crianças com os materiais, estimulando a experimentação e oferecendo apoio quando necessário. É importante criar um ambiente seguro e encorajador, onde os alunos sintam-se livres para explorar e expressar suas descobertas de maneira autônoma.
Ao final da atividade, uma discussão em grupo pode ser realizada para que cada criança compartilhe suas experiências, descobertas e emoções ao explorar os diferentes materiais. Isso não apenas reforça a habilidade de expressão oral, mas também promove a socialização, o respeito às diferentes opiniões e o desenvolvimento da empatia entre os alunos.
Portanto, ao utilizar a habilidade EI02ET02 da BNCC em uma atividade em sala de aula, o professor proporciona um ambiente estimulante que favorece a exploração, a curiosidade, a criatividade e o desenvolvimento integral das crianças, preparando-as para enfrentar desafios futuros e estimulando sua autonomia e protagonismo no processo de aprendizagem.
Saiba mais ...
Leia mais sobre a BNCC, encontre outras habilidades e sugestões de atividades:
Referências bibliográficas
- Site do MEC, sobre a BNCC. Para conhecer o site, clique aqui.
- Documento (em formato PDF) da Base Nacional Comum Curricular – MEC – Brasil. Para ler o documento, clique aqui.