Como referenciar este texto: Habilidade EI02EO07, na BNCC para Educação Infantil . Rodrigo Terra. Publicado em: 30/11/2023. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/bncc/habilidade-ei02eo07-na-bncc-para-educacao-infantil .
Conteúdos dessa postagem
Habilidade EI02EO07
A habilidade EI02EO07 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil está relacionada ao desenvolvimento da percepção das próprias emoções e das emoções dos outros, permitindo que as crianças compreendam e expressem seus sentimentos de maneira saudável e se relacionem de forma empática com as emoções dos colegas.
Essa habilidade é essencial no processo de desenvolvimento emocional das crianças, pois estimula a consciência emocional, a autorregulação e a empatia, habilidades cruciais para o bem-estar emocional e social ao longo da vida.
Ao explorar a EI02EO07, os educadores da Educação Infantil têm a oportunidade de criar um ambiente acolhedor e seguro, onde as crianças se sintam confortáveis para expressar seus sentimentos, aprender a lidar com diferentes emoções e estabelecer relações interpessoais saudáveis.
Através de atividades lúdicas, jogos, histórias e interações sociais, as crianças podem começar a identificar e nomear suas próprias emoções, como alegria, tristeza, raiva, medo, entre outras, aprendendo a reconhecer os sinais corporais e faciais associados a cada sentimento.
Além disso, os educadores desempenham um papel fundamental ao modelar e incentivar a expressão emocional saudável, demonstrando empatia e fornecendo apoio às crianças quando elas expressam suas emoções.
No contexto da EI02EO07, atividades que promovem a resolução de conflitos de forma positiva e o desenvolvimento da empatia são fundamentais. Isso pode incluir situações em que as crianças são encorajadas a entender as perspectivas dos colegas, a ouvir atentamente e a oferecer apoio emocional durante momentos de dificuldade.
Ao fortalecer essa habilidade, as crianças têm a oportunidade de se tornar mais conscientes de si mesmas e dos outros, desenvolvendo habilidades sociais e emocionais que são essenciais para uma convivência saudável e para a construção de relacionamentos positivos ao longo de suas vidas.
Dessa forma, a habilidade EI02EO07 da BNCC na Educação Infantil não apenas promove o desenvolvimento emocional das crianças, mas também contribui significativamente para a formação de indivíduos mais empáticos, resilientes e capazes de lidar com suas emoções e as emoções dos outros de maneira saudável e construtiva.
Como aplicar esta habilidade em sala de aula
Utilizar essa habilidade em sala de aula pode ser uma oportunidade valiosa para promover o desenvolvimento emocional, social e comunicativo das crianças. Aqui está um exemplo de atividade que poderia ser implementada para explorar e desenvolver a EI02EO07:
Atividade: “Roda dos Sentimentos”
Objetivo:
- Desenvolver a habilidade de expressar sentimentos e emoções.
- Promover a compreensão e o respeito pelas emoções dos colegas.
- Estimular a comunicação e a interação social.
Passo a passo:
1. Preparação:
- Comece introduzindo o conceito de sentimentos e emoções de forma lúdica e acessível às crianças. Use recursos visuais, como cartazes, imagens ou bonecos, que representem diferentes emoções, como alegria, tristeza, raiva, medo, entre outros.
- Explique que todos nós temos diferentes sentimentos e emoções, e que é normal sentir-se de maneiras diferentes em momentos distintos.
2. Roda dos Sentimentos:
- Organize a turma em uma roda para uma atividade de conversa e compartilhamento.
- Comece perguntando às crianças como estão se sentindo naquele momento. Utilize expressões como: “Como você está se sentindo hoje?”. Encoraje-as a expressar seus sentimentos livremente.
- Peça para que cada criança escolha um sentimento e explique o motivo pelo qual se sente daquela forma, encorajando a verbalização das emoções.
- Ao final de cada compartilhamento, promova a reflexão e empatia, incentivando outras crianças a responderem, comentarem ou demonstrarem compreensão e apoio aos colegas.
3. Ampliando a atividade:
- Convide as crianças a realizarem representações artísticas ou dramáticas dos sentimentos que compartilharam. Elas podem desenhar, pintar ou encenar uma situação que exemplifique aquele sentimento.
- Promova atividades colaborativas, como a criação de um mural de sentimentos, onde cada criança representa uma emoção por meio de desenhos ou colagens.
4. Reflexão final:
- Conclua a atividade fazendo uma rodada final para que cada criança compartilhe o que aprendeu ou sentiu durante a atividade. Pergunte sobre a importância de compreendermos os sentimentos uns dos outros e como isso pode ajudar a construir um ambiente mais acolhedor e empático na sala de aula.
Esta atividade não apenas permite que as crianças explorem e expressem suas emoções, mas também promove a compreensão e o respeito pelos sentimentos dos outros, estimulando o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais essenciais conforme proposto na EI02EO07 da BNCC. Além disso, reforça a importância da empatia, da comunicação e da interação positiva entre os colegas, aspectos cruciais para o desenvolvimento integral na Educação Infantil.
Saiba mais ...
Leia mais sobre a BNCC, encontre outras habilidades e sugestões de atividades:
Referências bibliográficas
- Site do MEC, sobre a BNCC. Para conhecer o site, clique aqui.
- Documento (em formato PDF) da Base Nacional Comum Curricular – MEC – Brasil. Para ler o documento, clique aqui.