Conteúdos dessa postagem
Habilidade EI02EF01
A habilidade EI02EF01, presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil, está relacionada ao desenvolvimento da capacidade das crianças de se expressarem, comunicarem-se e interagirem com o mundo ao seu redor. Esta habilidade é fundamental para o desenvolvimento global das crianças nessa fase crucial de suas vidas, ajudando-as a se tornarem indivíduos mais seguros, socialmente competentes e capazes de compreender e se expressar em diversos contextos.
A habilidade EI02EF01 tem como objetivo principal estimular a comunicação oral e corporal das crianças, incentivando a expressão de ideias, emoções e necessidades, tanto de forma verbal quanto não verbal. Ela busca promover um ambiente propício para que as crianças se sintam seguras para se expressar, compartilhando suas experiências, desejos e pensamentos com os outros.
Nessa habilidade, as crianças são encorajadas a desenvolver habilidades linguísticas e comunicativas por meio de diversas atividades, como dramatizações, brincadeiras de faz de conta, rodas de conversa, músicas, danças, jogos e outras práticas pedagógicas que estimulem a comunicação e a expressão.
Durante as interações sociais e atividades propostas, os educadores têm um papel crucial no apoio ao desenvolvimento da linguagem e da expressão das crianças. Eles devem proporcionar um ambiente acolhedor e de confiança, estimulando o diálogo, a escuta ativa e valorizando as diversas formas de expressão, respeitando as características individuais de cada criança.
Ao praticar a habilidade EI02EF01, as crianças não apenas aprimoram suas habilidades comunicativas, mas também desenvolvem competências socioemocionais, como empatia, cooperação, autoconfiança e respeito mútuo. Elas aprendem a compreender e a respeitar diferentes pontos de vista, a expressar-se de maneira mais clara e a se comunicar de forma mais eficaz, preparando-se para interagir e participar ativamente da sociedade.
Portanto, a habilidade EI02EF01 da BNCC na Educação Infantil visa criar oportunidades para que as crianças desenvolvam habilidades fundamentais de comunicação e expressão, contribuindo não apenas para seu desenvolvimento cognitivo e linguístico, mas também para sua formação como cidadãos capazes de se relacionar e interagir de maneira saudável e construtiva com o mundo ao seu redor.
Como aplicar esta habilidade em sala de aula
Ao planejar uma atividade em sala de aula para trabalhar essa habilidade, é essencial considerar estratégias que estimulem a oralidade, a escuta ativa, a comunicação e a expressão das crianças de maneira lúdica e significativa. Aqui estão algumas sugestões de atividades que podem ser utilizadas para promover a habilidade EI02EF01:
Roda de conversa temática: Propor uma roda de conversa sobre um tema interessante para as crianças, permitindo que cada uma compartilhe suas ideias, experiências ou histórias relacionadas ao assunto. O professor pode fazer perguntas abertas, incentivando a participação de todos, estimulando a escuta e a fala.
Contação de histórias: Utilizar livros ilustrados ou contar histórias de maneira oral, envolvendo as crianças na narrativa. Após a história, promover um momento de diálogo, questionando sobre os personagens, o enredo e incentivando que as crianças expressem suas opiniões e façam perguntas.
Dramatização: Propor brincadeiras ou jogos de faz de conta, como teatrinhos de fantoches ou encenação de situações cotidianas, onde as crianças possam exercitar a imaginação, criar diálogos e interagir oralmente, estimulando a comunicação e a expressão.
Jogos de adivinhação: Promover jogos onde as crianças descrevam objetos, animais ou situações para que os colegas adivinhem do que se trata. Isso incentiva a capacidade de descrever algo oralmente, usando palavras e expressões adequadas.
Entrevistas imaginárias: Criar uma atividade onde as crianças sejam “entrevistadoras” e “entrevistadas” sobre assuntos que despertem o interesse do grupo. Isso permite que elas formulem perguntas, escutem as respostas dos colegas e expressem suas próprias ideias.
Brincadeiras com rimas e músicas: Utilizar canções, rimas e trava-línguas para desenvolver a oralidade e a consciência fonológica das crianças, incentivando a repetição de sons e a exploração de diferentes ritmos e entonações.
Ao conduzir essas atividades, é importante que o professor crie um ambiente acolhedor e estimulante, oferecendo suporte e encorajamento às crianças para que se sintam à vontade para se expressarem. Além disso, é fundamental observar e valorizar as diferentes formas de comunicação e expressão de cada criança, respeitando seus ritmos e individualidades.
Integrar a habilidade EI02EF01 da BNCC por meio de atividades lúdicas e contextualizadas contribui significativamente para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças, promovendo não apenas a comunicação, mas também a construção de vínculos sociais e o prazer pelo ato de se expressar e interagir com o mundo ao seu redor.
Saiba mais ...
Leia mais sobre a BNCC, encontre outras habilidades e sugestões de atividades:
Referências bibliográficas
- Site do MEC, sobre a BNCC. Para conhecer o site, clique aqui.
- Documento (em formato PDF) da Base Nacional Comum Curricular – MEC – Brasil. Para ler o documento, clique aqui.