No momento, você está visualizando Alfabeto Ilustrado e Interativo com Scratch

O que você vai ver neste post:

 

Objetivo

O objetivo deste post é o de desenvolver uma programação que contemple um alfabeto para ser interativo, ou seja, ao clicar em uma das letras, uma imagem deve aparecer e o Gato Scratch deve falar o nome da imagem.

 


Caso queira entender mais e dar os primeiros passos com o Scratch, deixo como sugestão a leitura do post: “Primeiros passos com o Scratch“.


 

Identidade Visual

Temos dois grupos de imagens, o primeiro grupo é formado por cartões contendo cada uma das letras do alfabeto e o segundo grupo é formado pelas imagens de palavras que iniciam com cada uma das letras.

 

Cartões com as letras do alfabeto

Cada cartão contém Letras maiúscula e minúscula, bem como letras cursiva e de forma, como o exemplo abaixo:

 

Ao clicar no cartão com a letra, uma imagem correspondente será aberta, neste caso, como estamos usando como exemplo a letra “a”, a imagem será a de uma “Abelha”:

 

 

Com isso, todas as letras podem ficar organizadas da seguinte forma:

 

O fundo de tela foi colorido e adicionado um texto “Alfabeto ilustrado”, como título.

 

Programação

A lógica de programação utilizada para a nossa programação será:

 

INÍCIO

Dimensionar uniformemente cada uma das letras.

Posicionar 10 letras na primeira linha.

Posicionar 8 letras na segunda linha.

Posicionar 8 letras na terceira linha.

Dimensionar e posicionar todas as imagens de forma padronizada.

Ao clicar em cada letra, a imagem correspondente deverá aparecer no local programado, aumentando gradativamente de tamanho.

Ao clicar na imagem, esta deverá reduzir seu tamanho até sumir.

O Gato Scratch deve dizer o nome de cada uma das imagens abertas.

FIM

 

Com isto, nossa programação para o Background ficará assim:

A programação do cartão com as letras precisa ser copiado para CADA UMA DAS LETRAS, e alterado a mensagem, na primeira linha da programação – “WHEN I RECEIVE A” – :

 

Para a imagem, alterar a mensagem “BROADCAST A” para cada uma das imagens:

 

E, finalmente, para o Gato Scratch:

 

 

Simulando no Scratch

Interaja com a simulação abaixo.

 

Dica: Tente utilizar esta mesma estrutura básica para desenvolver um jogo da memória.

 

E ai, tem alguma sugestão para implementar utilizando este projeto ou até mesmo melhorando este projeto?

Deixe seus comentários, bora compartilhar!


Como referenciar este post: Alfabeto Ilustrado e Interativo com Scratch. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 2/2/2021. Link da postagem: (http://www.makerzine.com.br/educacao/alfabeto-ilustrado-e-interativo-com-scratch/).


Deixe um comentário