O que você vai ver neste post:
- Quem foi Piaget?
- Uma rápida introdução ao seu trabalho
- Pensando em um exemplo prático
- Estímulo a análise
“As crianças só entendem de verdade o que elas próprias inventam.”
Jean Piaget
Quem foi Piaget?
Nascido em Genebra, no ano de 1896, Jean William Fritz Piaget é filho de Arthur Piaget, Professor linguista e Rebecca Suzane Socialista suíça. Em sua adolescência escreve e publica artigos sobre animais, como pardal e alguns moluscos. Por influência direta de seus pais, Piaget toma contato com leituras de diversas áreas, como filosofia e psicologia. Mais tarde, ingressa no curso de Biologia na Universidade de Neuchâtel, na Suíça, onde permanece até finalizar seu doutorado. Após seu doutorado, Piaget se dedica a pesquisas voltadas para as áreas de Psicologia e Educação. Durante os anos de 1919 a 1932, morando em Paris pode pesquisar sobre o desenvolvimento do pensamento infantil.
Uma rápida introdução ao seu trabalho
Em 1924 Piaget se casa com Valentine Châtenay, com a qual têm três filhos. O acompanhamento do crescimento de seus filhos foi essencial, juntamente com observações de outras crianças, para que Piaget pudesse desenvolver sua teoria. Propõe então, que existem quatro estágios de desenvolvimento cognitivo para qualquer ser humano, como seguem:
- Inteligência sensório-motora: Estágio que ocorre nos dois primeiros anos de vida, em que a aprendizagem se dá pelos sentidos e pelo movimento, por isso o uso dos termos sensório e motor. A criança não consegue enxergar o mundo pela visão do outro, somente pelo sua própria visão.
- Pré-operatória: Neste estágio, que ocorre dos dois aos sete anos de idade, a criança passa a manipular objetos ao seu alcance e a organizá-los de forma lógica, bem como diferenciá-los em termos de formato e cor.
- Operatório concreto: O terceiro estágio ocorre entre as idades de 7 a 11 anos. Volume, espaço e tempo passam a integrar a lógica das crianças, ou seja, elas já são capazes de dizer, por exemplo, que um certo volume pode se adequar em diferentes formatos.
- Operatório formal ou abstrato: O último estágio se inicia aos 11 anos e acontece até a vida adulta. A criança já é capaz de desenvolver hipóteses e o raciocínio verbal se desenvolve.
Para Piaget, o crescimento cognitivo acontece durante toda a vida em três processo:
- Assimilação: Capacidade de entender novas vivências
- Acomodação: A partir da assimilação, a acomodação ocorre na atualização de estruturas cognitivas complexas, nomeadas por Piaget de esquemas, onde são organizadas as informações sobre o mundo. Quanto mais informações são adquiridas, mais complexos se tornam os esquemas. Qualquer nova experiência é integrada ao que já se tem de informação, atualizando e aumentando a complexidade do esquema.
- Equilibração: É o equilíbrio entre a Assimilação e a Acomodação, de modo que a pessoa esteja sempre atualizando suas estruturas cognitivas, ou seja, segundo a Equilibração estamos sempre aprendendo. Quando o equilíbrio não ocorre, ou seja, quando não conseguimos lidar com novas experiências, o estado motivacional se torna desconfortável
Pensando em um exemplo prático
Para ilustrar melhor essas ideias, imagine a seguinte situação:
A criança já sabe o que é um cachorro e vê um cavalo. A criança rotula o cavalo como “cachorro”, esse primeiro processo é o da assimilação. Conforme o tempo passa, novas informações são coletadas, a criança passa a perceber diferenças entre o cavalo e o cachorro, o que pode causar um momento de questionamentos e a situação se deixa a criança inquieta (desequilíbrio), motivada a resolver estas pendências, aqui ocorre o acomodação. Com todos esses processos ocorridos, ela já tem condições de criar uma nova classificação, uma para cachorro e outra para cavalo, atingindo assim o equilíbrio.
Estímulo à análise
Com base na Teoria de Piaget apresentada, reflita:
- Pense uma atividade rápida, para ser utilizada em uma aula, que contemple o estágio de desenvolvimento de Piaget, no qual seus alunos se encontram.
- Estime em quais momentos do nosso dia o processo Assimilação – Desequilíbrio – Acomodação – Equilíbrio acontece. A ideia aqui é analisar qualitativamente esse fenômeno.
E ai, o que você pensou? Deixe nos comentários.
Créditos pela imagem utilizada: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/39/Piaget_jean.jpg
Como referenciar este post: Introdução a Piaget e a Teoria dos estágios de desenvolvimento cognitivo. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 26/11/2020. Link da postagem: (https://www.makerzine.com.br/educacao/introducao-a-piaget-e-a-teoria-dos-estagios-de-desenvolvimento-cognitivo/).
olá me chamo Talyta Queiroz , e sou estudante do curso APLICADORA ABA e aprendo em um consultório
como ser uma acompanhante terapêutica – AT – e lá com a ajuda da fonoaudióloga trabalho muito o
1 – operatório formal – aplicaria uma atividade – PROCURE OS 10 ERROS NA IMAGEM .
Observação: trabalho com TEA – sou AT – estagiando.
2- ASSIMILAÇÃO – CAPACIDADE DE ENTENDER NOVAS VIVÊNCIAS .
DESEQUILIBRIO são perturbações que resultam de conflitos momentâneos, os quais uma vez ultrapassados ou superados conduzem a novas construções.
ACOMODAÇÃO – seria a tendencia de ajustar um novo objeto e assim alterar esquemas de ação adquiridos ou seja adequer-se.
EQUILIBRIO – consiste em ser capaz de identificar diferenciar e integrar ou generalizar de forma consistente e sem contradições os dados da realidade (diferenças e semelhanças) .