O que você vai ver neste post:
Objetivo
O objetivo deste post é o de desenvolver um jogo de labirinto, tendo como premissas:
- Paredes não podem ser atravessadas;
- O personagem somente pode se movimentar pelos corredores;
- Existem inimigos (aranhas) que te fazem perder o jogo;
- Existe uma única saída do labirinto, porém se encontra fechada;
- Existe uma alavanca que libera a saída do labirinto;
- Somente após passar pela alavanca de abertura da porta é que será possível finalizar a fase.
Programação
A lógica de programação utilizada para a nossa programação será:
INÍCIO
Definir o formato do personagem;
Definir a velocidade de movimentação;
Definir um sprite que não permite atravessar a porta, no nosso caso será um “X” vermelho;
Definir o formato do mapa;
Definir a posição do “X” no mapa;
Definir a posição inicial do personagem;
Definir a movimentação de câmera que acompanha o movimento do personagem;
Definir que ao tocar os inimigos (aranhas) o jogo é finalizado;
Definir que ao tocar a alavanca, o sprite “X” deverá sumir, e assim a passagem pela porta para finalizar o jogo será aberta;
Definir o comportamento do personagem quando tocar na porta (Aberta ou Fechada)
FIM
Com isto, nossa programação ficara assim:
Ao iniciar o jogo:
Sobre os inimigos (aranhas) e alavanca:
Comportamento do personagem ao encontrar a porta de saída do labirinto – Aberta ou Fechada:
Para o personagem faremos assim:
Para o “X” que irá bloquear a porta, faremos:
Para o labirinto iremos montar da seguinte forma:
Veja o passo a passo
E ai, o que achou? Que tal pensarmos juntos em um jogo educacional? Deixe abaixo seus comentários, vamos conversar!
Como referenciar este post: Jogo do Labirinto com Microsoft MakeCode Arcade. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 5/4/2021. Link da postagem: (https://www.makerzine.com.br/educacao/jogo-do-labirinto-com-microsoft-makecode-arcade/).