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O que você vai ver neste post:

 

Aprendizagem por pares

A instrução por pares se fundamenta no fato de que toda participação é bem-vinda dentro do processo de ensino-aprendizagem. Nesta metodologia, o professor ou a professora apresenta rapidamente o conceito e orienta seus alunos a se organizarem em pares. O objetivo é que os alunos troquem entre si o que cada um compreendeu sobre o tópico apresentado.

É sempre importante deixar claro, esta sugestão é uma forma de se trabalhar a Instrução por pares, você poderá adequar esta metodologia ao seu contexto, ajustando alguns detalhes em cada passo ou até mesmo remodelando-a completamente.

 


Caso queira saber mais sobre Instrução por pares, leia: “Peer Instruction (Aprendizagem por pares) + Roteiro para aplicação


 

Proposta de plano de aula utilizando a Instrução por pares: Classificação do movimento

Justificativa: A instrução por pares funciona bem para tópicos que estejam relacionados com conceitos ou classificações, ou seja, podemos fazer com que os alunos se auxiliem e assim desenvolvam tanto a capacidade de síntese, quanto a empatia pelo colega.

 

Objetivos: Trabalhar a classificação de movimento, utilizando como respaldo a instrução por pares.

 

Tempo: Total de 03 aulas, sendo 01 aula para preparação (teoria), 01 aula para execução (prática) e 01 aula (opcional) para análise dos resultados

 

Competências gerais trabalhadas

Competência geral 01: Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Competência geral 07: Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

Competência geral 08: Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

Competência geral 09: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

 

Competências específicas e Habilidades trabalhadas

Competência específica 01: Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.

  • EM13CNT101: Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas.

 

Desenvolvimento de aula

Inicialmente, você poderá escolher fornecer o conteúdo para que os alunos estudem previamente, utilizando-se dos conceitos da Sala de Aula Invertida, ou apresentar o conteúdo no início da sua aula. É importante que os alunos sejam informados também sobre o cronograma planejado, assim podem se organizar para chegarem na aula já preparados e motivados. Você não precisa se prender ao conteúdo apresentado diretamente na lousa, outros recursos como infográficos, textos, trechos de filmes, animações, etc, pode ser utilizados conforme você julgar relevante.

Caso necessite de uma referência, utilize: Aula Paraná – Trilha de aprendizagem ou Guia do professor – sequência didática (TLS) em cinemática escalar.

Elabore previamente algumas questões para serem trabalhadas entre os pares. Durante a aula os alunos devem ser separados em pares e discutir tais questões.

 

Três sugestões de questões que podem ser apresentadas aos alunos:

  • Um caminhão se aproximando de um semáforo fechado, pode ter seu movimento classificado como Progressivo e Retardado? Justifique.
  • O carrinho bate-bate é uma das atrações mais conhecidas nos parques de diversões. Qual seria a classificação do movimento para a velocidade do carrinho após receber uma colisão e inverter o sentido do seu movimento? Justifique.
  • Imagine-se dentro de um ônibus. Este ônibus está inicialmente em repouso a ponto de iniciar seu movimento. Ao iniciar seu movimento sua velocidade aumenta e você atentamente nota que as pessoas sentadas no banco do ponto de ônibus são deixadas para trás. Como poderia ser classificado o movimento destas pessoas? Justifique.

 

Durante as discussões entre os alunos, você deve andar entre os alunos para fomentar uma discussão mais direcionada. Provocando os alunos com questionamentos que os façam pensar melhor sobre o tópico trabalhado. Este tempo pode ficar à seu critério, porém a sugestão é que não seja demasiadamente alongado, pois isso pode fazer com que os alunos se dispersem. Minha sugestão é que toda essa proposta dure uma aula. Caso queira repeti-la as questões ou o tópico, ou ambas devem ser repensados. Caso queira repeti-la as questões, o tópico, ou ambas devem ser repensadas.

Uma ferramenta interessante é o Simulador de Movimento do PHET Colorado. Utilizando o PHET você pode solicitar que os alunos simulem as questões apresentadas, com o intuito de facilitar a discussão.
Após o término do tempo de discussão, as questões são reapresentadas para todos e as respostas são discutidas.

Cada dupla corrige suas respostas e ao final deste passo, contabiliza-se a porcentagem de acertos.

 

Respostas das sugestões de questões:

  • Um caminhando se aproximando de um semáforo fechado, pode ter seu movimento classificado como Progressivo e Retardado? Justifique

RESPOSTA: O módulo da velocidade do caminhão está diminuindo, portanto a aceleração é oposta ao sentido de movimento dele, logo a classificação de movimento correta é: Não é totalmente verdadeira, pois tendo a velocidade e a aceleração sentidos opostos, o movimento poderá ser classificado como Progressivo e Retardado, mas também poderá ser classificado como Retrógrado e Retardado, dependendo apenas do referencial adotado.

  • O carrinho bate-bate é uma das atrações mais conhecidas nos parques de diversões. Qual seria a classificação do movimento para a velocidade do carrinho após receber uma colisão e inverter o sentido do seu movimento? Justifique

RESPOSTA: Adotando-se o referencial para o mesmo sentido do movimento inicial do carrinho de bate-bate, após a colisão o sentido de seu movimento será oposto ao inicial, ou seja, Retrógrado.

  • Imagine-se dentro de um ônibus. Este ônibus está inicialmente em repouso a ponto de iniciar seu movimento. Ao iniciar seu movimento sua velocidade aumenta e você atentamente nota que as pessoas sentadas no banco do ponto de ônibus são deixadas para trás. Como poderia ser classificado o movimento destas pessoas? Justifique.

RESPOSTA: Adotando o referencial com o mesmo sentido de movimento do ônibus, as pessoas sentadas no banco do ponto podem ter seu movimento classificado, como: Retrógrado e Acelerado.

 

Análise dos resultados

Caso o nível de acerto da sala esteja abaixo de 30%, você deve revisar o conteúdo. Se o resultado estiver entre 30% e 70% os alunos devem retomar os conceitos e adequar suas respostas. Caso o resultado seja superior a 70% você pode finalizar o conteúdo apresentando aos alunos um resumo do assunto trabalhado.

 

Avaliação
É possível avaliar seus alunos em diversos momentos, como por exemplo:

  • Se estudaram previamente;
  • Se realmente desenvolveram uma discussão de qualidade;
  • Pelo desempenho atingido pela dupla
  • Pelo desempenho atingido pela sala;
  • Outro formato que julgar relevante.

 

Conclusão

Com esta metodologia estamos trabalhando o poder de argumentação e de escuta entre os alunos, bem como fomentar o desenvolvimento de explicações baseadas em argumentação científica. Ao trabalharmos em pares com os alunos, permitimos que eles se organizem por afinidade, logo a empatia será uma facilitadora entre ambos para que o conteúdo seja mais bem compreendido.

 

E você, como utilizaria a Instrução por pares em suas aulas?

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Como referenciar este post: Plano de aula (Cinemática) utilizando Peer Instruction. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 4/2/2021. Link da postagem: (http://www.makerzine.com.br/educacao/plano-de-aula-cinematica-utilizando-peer-instruction/).


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