No momento, você está visualizando Peer Instruction (Aprendizagem por pares) + Roteiro para aplicação

O que você vai ver neste post:

 

O que é Aprendizagem por pares?

A aprendizagem por pares é uma metodologia ativa, uma vez que está centrada no aluno.

Como o próprio nome sugere a instrução por pares acontece com a formação de duplas para que troquem saberes entre si, porém essa não é a única etapa dessa metodologia. Ela funciona com etapas bem definidas.

Sua aplicação é simples, pois depende da organização das aulas e tempo para execução dos passos. Porém, o fato de ser simples não significa que não seja efetiva.

Engajamento, disponibilidade para escuta, troca de saber e capacidade para desenvolvimento de pensamento sintetizado são habilidades a serem desenvolvidas ao aplicar esta metodologia.

 

Os alunos devem ser informados da dinâmica que irá ocorrer, este passo é fundamental para que todo o processo ocorra bem, pois os alunos podem se preparar previamente.

No dia escolhido você deve realizar a exposição do conteúdo, escolhendo a abordagem que julgar mais relevante, como a tradicional, apresentação com slides, vídeo, simulação ou outras formas

As questões conceituais oferecem a possibilidade de reflexão, porém os alunos devem respondê-las sozinho. Após esse momento você fornece as respostas das questões e avalia o resultado da sala. Dependendo da porcentagem de acertos você tem 3 possibilidades:

  • Caso o resultado da sala esteja abaixo dos 30% de acerto, você deve retomar o conteúdo.
  • Caso o resultado da sala esteja entre 30% e 70% de acerto, você aplica a instrução por pares. Forme duplas e peça para que os alunos troquem saberes entre si.
  • Caso o resultado da sala esteja acima de 70% finalize o conteúdo e pode dar continuidade aos novos conteúdos.

 

Como sugestão para a avaliação se tornar mais interativa e empolgante, deixo como sugestão o uso do aplicativo: Kahoot!

 


Caso queira utilizar o Kahoot!, deixo como sugestão a leitura do post: “Kahoot! Aprenda a utiliza esta divertida ferramenta“.


 

Roteiro para aplicação

Esse roteiro foi pensado para ser aplicado durante

  1. Selecione um conteúdo que queira aplicar a instrução por pares
  2. Elabore o conteúdo a ser apresentado (cerca de 10 minutos de apresentação)
  3. Escreva ou escolha um texto para ser entregue aos alunos no dia da dinâmica (1 página)
  4. Desenvolva as questões conceituais (até 4 questões)
    1. Caso queira que os alunos leiam o texto em casa, coloque o texto e as questões em folhas separadas
  5. Combine a data da atividade com os alunos
    1. Caso queira que os alunos leiam o texto em casa, já entregue a folha contendo o texto.
  6. No dia combinado para a dinâmica, inicie sua apresentação conceitual (cerca de 10 minutos)
    1. Se optou por fazer a leitura em casa, entregue as questões
    2. Se optou por fazer a leitura em sala, entregue o texto e as questões
  7. Forneça a resposta aos alunos e peça para contabilizarem seus acertos
    1. Se a nota da sala for abaixo de 30%, retome os conceitos e e solucione as dúvidas dos alunos
    2. Se a nota da sala estiver entre 30% e 70%, peça para que os alunos formem duplas para que as discussões em pares ocorram
    3. Se a nota da sala for acima de 70%, basta finalizar o conteúdo

 

E ai, o que achou desta metodologia?

Deixe aqui seus comentários e experiências!


Como referenciar este post: Peer Instruction (Aprendizagem por pares) + Roteiro para aplicação. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 9/11/2020. Link da postagem: (http://www.makerzine.com.br/educacao/peer-instruction-aprendizagem-por-pares-roteiro-para-aplicacao/).


Este post tem 14 comentários

  1. Avatar
    CLÁUDIA MÁRCIA CORRÊA DE JESUS

    EXCELENTE EXPERIENCIA

    1. Prô Terra
      Prô Terra

      Agradeço o retorno, Cláudia!
      Caso necessite de algo mais específico, me avise que eu preparo, tá? 😀

  2. Avatar
    Maria Jose Paiva

    Muito bom, uma experiência perfeita.

    1. Prô Terra
      Prô Terra

      Agradeço o retorno, Maria José. Caso necessite de algo mais específico é só falar! 😀

  3. Avatar
    JAQUELINE BRITO

    FOI MUITO GRATIFICANTE A EXPERIÊNCIA.

    1. Prô Terra
      Prô Terra

      Agradeço o comentário, Jaqueline! Qualquer dúvida ou sugestão, basta me avisar, tá?

  4. Avatar
    Francisco Polonini

    Experiência incrível! Sua sugestão foi esclarecedora e mostra que pode ser utilizada em diversos ambientes e momentos.

  5. Avatar
    Luzinete Pereira Nicoli

    Excelente !!! Foi muito gratificante poder participar de uma experiência tão positiva.

  6. Avatar
    Gabriel Terra

    Adorei a experiência!

  7. Avatar
    Sirlene Belem de Almeida Capeletti

    Sensacional! É muito bom conhecer outras experiências tão relevantes na minha profissão.

  8. Avatar
    Paulo Célio de Amorim Pires

    Olá!

    Exlecente! muito importante para o nosso crescimento profissional. Parabéns!

  9. Avatar
    Rafaela

    Olá. Muito bom e explicativo o conteúdo. Sou estudante da graduação e gostaria, se possível uma sugestão para a utilização dessa metodologia para o conteúdo de ciências (química orgânica)para uma turma de 9º ano.

    1. Rodrigo Terra

      Olá, Rafaela. Tudo bem?

      Agradeço o retorno e fico muito feliz que tenha curtido a postagem. Vou fazer uma nova postagem pra você, tá? Assim que publicá-la te encaminho por aqui o link.

Deixe um comentário