O que você vai ver neste post:
O que é Aprendizagem por pares?
A aprendizagem por pares é uma metodologia ativa, uma vez que está centrada no aluno.
Como o próprio nome sugere a instrução por pares acontece com a formação de duplas para que troquem saberes entre si, porém essa não é a única etapa dessa metodologia. Ela funciona com etapas bem definidas.
Sua aplicação é simples, pois depende da organização das aulas e tempo para execução dos passos. Porém, o fato de ser simples não significa que não seja efetiva.
Engajamento, disponibilidade para escuta, troca de saber e capacidade para desenvolvimento de pensamento sintetizado são habilidades a serem desenvolvidas ao aplicar esta metodologia.
Os alunos devem ser informados da dinâmica que irá ocorrer, este passo é fundamental para que todo o processo ocorra bem, pois os alunos podem se preparar previamente.
No dia escolhido você deve realizar a exposição do conteúdo, escolhendo a abordagem que julgar mais relevante, como a tradicional, apresentação com slides, vídeo, simulação ou outras formas
As questões conceituais oferecem a possibilidade de reflexão, porém os alunos devem respondê-las sozinho. Após esse momento você fornece as respostas das questões e avalia o resultado da sala. Dependendo da porcentagem de acertos você tem 3 possibilidades:
- Caso o resultado da sala esteja abaixo dos 30% de acerto, você deve retomar o conteúdo.
- Caso o resultado da sala esteja entre 30% e 70% de acerto, você aplica a instrução por pares. Forme duplas e peça para que os alunos troquem saberes entre si.
- Caso o resultado da sala esteja acima de 70% finalize o conteúdo e pode dar continuidade aos novos conteúdos.
Como sugestão para a avaliação se tornar mais interativa e empolgante, deixo como sugestão o uso do aplicativo: Kahoot!
Caso queira utilizar o Kahoot!, deixo como sugestão a leitura do post: “Kahoot! Aprenda a utiliza esta divertida ferramenta“.
Roteiro para aplicação
Esse roteiro foi pensado para ser aplicado durante
- Selecione um conteúdo que queira aplicar a instrução por pares
- Elabore o conteúdo a ser apresentado (cerca de 10 minutos de apresentação)
- Escreva ou escolha um texto para ser entregue aos alunos no dia da dinâmica (1 página)
- Desenvolva as questões conceituais (até 4 questões)
- Caso queira que os alunos leiam o texto em casa, coloque o texto e as questões em folhas separadas
- Combine a data da atividade com os alunos
- Caso queira que os alunos leiam o texto em casa, já entregue a folha contendo o texto.
- No dia combinado para a dinâmica, inicie sua apresentação conceitual (cerca de 10 minutos)
- Se optou por fazer a leitura em casa, entregue as questões
- Se optou por fazer a leitura em sala, entregue o texto e as questões
- Forneça a resposta aos alunos e peça para contabilizarem seus acertos
- Se a nota da sala for abaixo de 30%, retome os conceitos e e solucione as dúvidas dos alunos
- Se a nota da sala estiver entre 30% e 70%, peça para que os alunos formem duplas para que as discussões em pares ocorram
- Se a nota da sala for acima de 70%, basta finalizar o conteúdo
E ai, o que achou desta metodologia?
Deixe aqui seus comentários e experiências!
Como referenciar este post: Peer Instruction (Aprendizagem por pares) + Roteiro para aplicação. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 9/11/2020. Link da postagem: (http://www.makerzine.com.br/educacao/peer-instruction-aprendizagem-por-pares-roteiro-para-aplicacao/).
EXCELENTE EXPERIENCIA
Agradeço o retorno, Cláudia!
Caso necessite de algo mais específico, me avise que eu preparo, tá? 😀
Muito bom, uma experiência perfeita.
Agradeço o retorno, Maria José. Caso necessite de algo mais específico é só falar! 😀
FOI MUITO GRATIFICANTE A EXPERIÊNCIA.
Agradeço o comentário, Jaqueline! Qualquer dúvida ou sugestão, basta me avisar, tá?
Experiência incrível! Sua sugestão foi esclarecedora e mostra que pode ser utilizada em diversos ambientes e momentos.
Excelente !!! Foi muito gratificante poder participar de uma experiência tão positiva.
Adorei a experiência!
Sensacional! É muito bom conhecer outras experiências tão relevantes na minha profissão.
Olá!
Exlecente! muito importante para o nosso crescimento profissional. Parabéns!
Olá. Muito bom e explicativo o conteúdo. Sou estudante da graduação e gostaria, se possível uma sugestão para a utilização dessa metodologia para o conteúdo de ciências (química orgânica)para uma turma de 9º ano.
Olá, Rafaela. Tudo bem?
Agradeço o retorno e fico muito feliz que tenha curtido a postagem. Vou fazer uma nova postagem pra você, tá? Assim que publicá-la te encaminho por aqui o link.
Bom dia, Rafaela. Tudo bem?
Esse é o link da nova postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/explorando-a-quimica-organica-atraves-da-aprendizagem-por-pares/
Espero que aproveite bastante! heheheh