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Ens. Médio: Projeto Interdisciplinar de Inglês, Matemática, Redação: Cidades Sustentáveis e Futuras

Como referenciar este texto: Ens. Médio: Projeto Interdisciplinar de Inglês, Matemática, Redação: Cidades Sustentáveis e Futuras’. Rodrigo Terra. Publicado em: 24/04/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ens-medio-projeto-interdisciplinar-de-ingles-matematica-redacao-cidades-sustentaveis-e-futuras/.

Conteúdos que você verá nesta postagem

O projeto “Cidades Sustentáveis e Futuras” foi desenvolvido para integrar as disciplinas de Inglês, Matemática e Redação, promovendo um aprendizado dinâmico e colaborativo por meio de metodologias ativas. A duração pode variar entre três a cinco aulas de 45 minutos cada, dependendo da profundidade e do envolvimento desejado. Nesse cenário, alunos irão explorar conceitos relacionados ao urbanismo sustentável, desenvolver habilidades linguísticas, numéricas e expressivas, e trabalhar em equipe para propor soluções criativas para problemas do cotidiano urbano.

Objetivos Gerais:

  1. Desenvolver uma compreensão abrangente sobre sustentabilidade urbana.
  2. Estimular habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas.
  3. Promover a colaboração entre alunos de diferentes áreas de conhecimento.
  4. Fomentar o uso de recursos digitais abertos e gratuitos para a pesquisa e desenvolvimento de ideias.

Metodologia:

O projeto evita o método expositivo tradicional, preferindo abordagens como aprendizagem baseada em projetos (PBL), sala de aula invertida e debates em grupo. Professores atuarão como mediadores, facilitando discussões e incentivando a exploração autodirigida.

Desenvolvimento por Disciplina:

  1. Inglês:

   – Objetivo: Desenvolver habilidades de leitura, escrita e fala em inglês com foco na expressão de ideias sobre sustentabilidade.

   

   – Atividades: 

     – Análise crítica de artigos e vídeos disponíveis gratuitamente em plataformas como TED Talks e BBC Learning English, que tratem sobre cidades sustentáveis.

     – Desenvolvimento de um blog colaborativo onde cada grupo de alunos publica artigos em inglês com soluções inovadoras para problemas urbanos encontrados em suas cidades.

     – Podcasts ou vídeos curtos, onde os alunos discutem suas propostas, incentivando práticas de pronunciamento e argumentação.

 

  1. Matemática:

   – Objetivo: Introduzir conceitos de estatística e análise de dados através da aplicação em cenários urbanos reais.

   

   – Atividades:

     – Coleta de dados sobre consumo de energia, água e transporte em suas comunidades através de ferramentas como Google Forms.

     – Uso de planilhas gratuitas, como Google Sheets, para organizar dados e realizar cálculos estatísticos básicos (média, mediana, gráfico de barras).

     – Exercícios de modelagem matemática para prever o impacto de soluções sustentáveis propostas pelos alunos.

 

  1. Redação:

   – Objetivo: Fomentar a capacidade de expressão e argumentação por escrito em função de um público-alvo específico.

   

   – Atividades:

     – Produção de textos persuasivos e relatórios de impacto social e ambiental das soluções propostas.

     – Realização de oficinas de escrita criativa, onde os alunos podem reimaginar cenários urbanos futuristas.

     – Discussões em grupos sobre os desafios contemporâneos, seguidas da escrita de crônicas que reflitam as análises feitas.

Recursos:

O projeto prioriza a utilização de recursos gráficos e de pesquisa disponibilizados sem custo. Além das plataformas online mencionadas, imagens e vídeos podem ser obtidos em sites de uso livre como Pixabay e Wikimedia Commons. O uso de aplicativos de colaboração, como Google Docs e Trello, auxilia na organização e registro dos processos de trabalho.

Orientações para os Professores:

Professores são encorajados a assumir o papel de facilitadores, guiando as discussões, incentivando a experimentação e promovendo uma dinâmica de sala de aula ativa. É essencial que cada profissional se familiarize com os recursos digitais propostos, garantindo seu acesso e funcionalidade. A avaliação pode ser contínua, focando no desenvolvimento do aluno ao longo do projeto e na sua capacidade de integrar os conhecimentos das três áreas.

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Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

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