No momento, você está visualizando Química com IA: 6 prompts para desenvolver suas atividades de Ensino Médio

Química com IA: 6 prompts para desenvolver suas atividades de Ensino Médio

Como referenciar este texto: Química com IA: 6 prompts para desenvolver suas atividades de Ensino Médio’. Rodrigo Terra. Publicado em: 18/04/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/quimica-com-ia-6-prompts-para-desenvolver-suas-atividades-de-ensino-medio/.

Conteúdos que você verá nesta postagem

A Química é uma ciência fascinante que desvenda os mistérios da matéria e suas transformações. Para ajudar professores do ensino médio a engajar alunos de 15 a 18 anos em atividades de Química que sejam tanto educativas quanto estimulantes, este texto apresenta seis prompts que podem ser adaptados a diferentes metodologias pedagógicas, recursos, e materiais. Estas sugestões também ressaltam a importância de incluir feedback dos alunos, criando um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo.

Laboratório de Química Verde

“Preciso de uma atividade para a matéria de Química, voltada para alunos de 15 a 16 anos de idade, que utilize a metodologia de Química Sustentável. O objetivo é realizar experimentos que enfocam a redução do uso de substâncias tóxicas e a minimização de resíduos, promovendo a conscientização ambiental e a responsabilidade social.”

Criação de um Perfume

“Estou procurando uma atividade de Química para alunos de 16 a 17 anos, que envolva a metodologia de Aprendizado Baseado em Projetos. Desafiar os alunos a criar seus próprios perfumes, explorando conceitos de misturas e compostos químicos, além de estudar a história e a ciência por trás da perfumaria.”

Química na Cozinha

“Necessito de uma atividade para Química, adequada para estudantes de 17 a 18 anos, que utilize a metodologia de Aprendizado Prático. Investigar as reações químicas que ocorrem durante o cozimento de alimentos, realizando experimentos culinários que ilustrem princípios químicos, como caramelização e maillardização.”

Produção de Vídeos Didáticos

“Busco uma atividade de Química para alunos de 15 a 18 anos, focada na metodologia de Comunicação Científica. Incentivar os alunos a produzirem vídeos didáticos que expliquem conceitos químicos complexos de maneira simples e acessível, promovendo habilidades de comunicação e síntese.”

Modelagem Molecular 3D

“Preciso de uma atividade para a matéria de Química, voltada para alunos de 16 a 17 anos, que explore a metodologia de Visualização Científica. Utilizar softwares de modelagem molecular para construir modelos 3D de moléculas e estudar sua estrutura, propriedades e interações, aprofundando o entendimento sobre a ligação química e geometria molecular.”

Simulação de Processos Industriais

“Estou à procura de uma atividade de Química para alunos de 17 a 18 anos, que incorpore a metodologia de Simulação. Realizar simulações de processos industriais químicos, como a destilação do petróleo ou a produção de plásticos, para compreender as aplicações práticas da química no cotidiano e na indústria.”


Estes prompts são apenas o começo para que educadores possam criar atividades de Química que não só informem, mas também inspirem os alunos. Adaptando e expandindo essas ideias para atender às necessidades e aos interesses dos estudantes, os professores podem fornecer experiências de aprendizado ricas e variadas que fomentem a curiosidade e o entusiasmo pela ciência química.

Se você acha que este conteúdo pode ser útil para alguém, compartilhe!

Ao divulgar os textos do MakerZine, você contribui para que todo o material continue acessível e gratuito para todas as pessoas.

Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

Deixe um comentário