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Ens. Médio: Projeto Interdisciplinar de Matemática, Química e Tecnologia: Explorando Sustentabilidade na Comunidade

Como referenciar este texto: Ens. Médio: Projeto Interdisciplinar de Matemática, Química e Tecnologia: Explorando Sustentabilidade na Comunidade’. Rodrigo Terra. Publicado em: 11/03/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ens-medio-projeto-interdisciplinar-de-matematica-quimica-e-tecnologia-explorando-sustentabilidade-na-comunidade/.

Conteúdos que você verá nesta postagem

O projeto “Explorando Sustentabilidade na Comunidade” é uma proposta inovadora que busca integrar conhecimento interdisciplinar com foco em Matemática, Química e Tecnologia para promover a conscientização sobre práticas sustentáveis no cotidiano dos alunos. Este projeto convida professores do ensino médio a utilizar metodologias ativas, colocando o aluno no centro do processo de aprendizado por meio de atividades práticas e colaborativas.

Objetivo Geral

Desenvolver a compreensão dos alunos quanto à importância da sustentabilidade e seu impacto na comunidade, estimulando o pensamento crítico e a capacidade de resolver problemas reais.

Estrutura do Projeto

Matemática:

– Contribuição: A Matemática será utilizada para analisar dados sobre o consumo de recursos na comunidade, como água e energia. Os alunos poderão realizar levantamentos estatísticos e desenvolver gráficos ilustrativos utilizando planilhas eletrônicas gratuitas como o Google Sheets.

– Atividades: 

  – Realização de um levantamento de dados sobre o consumo de água e energia das famílias dos alunos.

  – Cálculo do impacto ambiental de práticas do cotidiano, como o uso de diferentes tipos de transporte.

  – Criação de modelos matemáticos para prever economias potenciais com práticas sustentáveis.

 

Química:

– Contribuição: A Química entrará para explorar os processos químicos que impactam o meio ambiente, incluindo a decomposição de materiais e a geração de resíduos.

– Atividades: 

  – Experimentos práticos para a reciclagem de materiais e análise da biodegradabilidade de produtos do dia a dia.

  – Discussões sobre a química envolvida na purificação da água e métodos sustentáveis alternativos.

  – Avaliação dos impactes químicos de produtos de limpeza caseiros versus comerciais, com enfoque em soluções sustentáveis.

 

Tecnologia:

– Contribuição: A Tecnologia será empregada para desenvolver soluções práticas e criativas para os problemas identificados. Os alunos podem aprender a utilizar ferramentas digitais e desenvolver protótipos de soluções.

– Atividades:  

  – Uso de aplicativos abertos para modelagem 3D e simulação de protótipos sustentáveis.

  – Criação de um blog ou página web gratuitos para divulgar descobertas e propostas de soluções sustentáveis na comunidade.

  – Realização de oficinas, onde os alunos possam ensinar à comunidade o uso de recursos digitais para melhorar ou monitorar a sustentabilidade de seus lares.

Planejamento das Aulas

O projeto é dividido em fases que podem ser realizadas ao longo de várias aulas, de modo a permitir um aprofundamento gradual dos temas:

  1. Introdução e Contextualização (1 aula): Discussão sobre sustentabilidade e brainstorming interativo para identificar problemas locais.
  2. Coleta e Análise de Dados (2-3 aulas): Levantamento e análise de dados quantitativos sobre o consumo de recursos na comunidade.
  3. Experimentação e Investigação Química (2-3 aulas): Realização de experimentos práticos de química relacionados à sustentabilidade.
  4. Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas (3-4 aulas): Utilizando ferramentas digitais para criar soluções para os problemas levantados.
  5. Avaliação e Divulgação (1-2 aulas): Apresentação das soluções desenvolvidas e implementação de um plano de divulgação para a comunidade.

Recursos Necessários

– Computadores e acesso à internet para uso de softwares gratuitos.

– Materiais simples para experimentos químicos, facilmente encontrados ou recicláveis.

– Equipamentos de medição, como garrafas medidoras ou réguas, disponíveis gratuitamente ou de baixo custo.

Orientação aos Professores

Os professores deverão atuar como facilitadores, guiando as discussões e estimulando os alunos a questionarem e explorarem as interconexões entre as disciplinas. Será fundamental criar um ambiente de aprendizagem colaborativo, onde os alunos se sintam à vontade para experimentar e falhar. Os professores devem encorajar o uso crítico de tecnologias gratuitas, assegurando que todos os estudantes tenham acesso igualitário aos recursos.

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Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

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