No momento, você está visualizando Ens. Médio: Projeto Interdisciplinar de Arte e História: Nossas Raízes, Nossas Vozes

Ens. Médio: Projeto Interdisciplinar de Arte e História: Nossas Raízes, Nossas Vozes

Como referenciar este texto: Ens. Médio: Projeto Interdisciplinar de Arte e História: Nossas Raízes, Nossas Vozes’. Rodrigo Terra. Publicado em: 13/01/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ens-medio-projeto-interdisciplinar-de-arte-e-historia-nossas-raizes-nossas-vozes/.

Conteúdos que você verá nesta postagem

O projeto “Nossas Raízes, Nossas Vozes” é um esforço interdisciplinar vinculado aos cursos de Arte e História para engajar estudantes do ensino médio em uma investigação profunda sobre o patrimônio cultural e a identidade local. Este projeto utiliza metodologias ativas centradas no aluno, encorajando os estudantes a se tornarem exploradores e construtores do seu próprio conhecimento. Evitando a metodologia expositiva, os alunos serão incentivados a participar de atividades que fomentem a colaboração, a pesquisa ativa e o uso criativo da tecnologia.

Objetivos Gerais

  1. Fomentar o entendimento crítico sobre as raízes culturais e históricas locais.
  2. Promover a criatividade através da expressão artística.
  3. Incentivar a pesquisa e a exploração autônoma dos alunos.
  4. Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação através de métodos colaborativos.

Materiais Necessários

– Materiais de arte recicláveis (papéis, tecidos, tintas naturais)

– Acesso a bibliotecas digitais abertas (ex.: Domínio Público, Europeana)

– Ferramentas digitais gratuitas (ex.: Canva, Miro)

– Dispositivos móveis para documentar o projeto (pode-se utilizar os próprios celulares dos alunos)

Estrutura do Projeto

Módulo 1: Exploração do Patrimônio

– Duração: 2 aulas de 45 minutos

– Atividades:

  – Exploração Local: Os alunos serão divididos em pequenos grupos e farão excursões na área local — pode ser no bairro, na escola ou em uma área de interesse histórico. Cada grupo deverá documentar elementos culturais e históricos usando fotografias e notas.

  – Diálogo com a Comunidade: Convidar membros da comunidade local para compartilhar histórias e experiências sobre a área. Os alunos devem entrevistar e gravar essas conversas utilizando ferramentas de gravação no celular.

 

Módulo 2: Criação Artística

– Duração: 3 aulas de 45 minutos

– Atividades:

  – Colagem Cultural: Utilizando as fotografias e relatos coletados, os alunos criarão uma colagem representando suas descobertas. Usarão materiais recicláveis para este exercício, incentivando a sustentabilidade.

  – Expressão Digital: Usando ferramentas digitais gratuitas como Canva, os estudantes produzirão cartazes ou pequenas animações que sintetizem suas pesquisas. Essas produções serão compartilhadas em plataformas online gratuitas para disseminação dos resultados.

 

Módulo 3: Mostra de Resultados

– Duração: 1 aula de 45 minutos

– Atividades:

  – Exposição Interativa: Cada grupo organizará uma mini-exposição na escola, apresentando suas colagens e expressões digitais. A ideia é criar uma galeria interativa onde outros alunos e professores possam interagir com o conteúdo.

  – Discussão em Plenário: Para finalizar, será organizada uma roda de discussão onde cada grupo compartilhará suas descobertas e as conexões que fizeram entre Arte e História, além de receber feedbacks.

Orientação aos Professores

– Planejamento: Comprometa-se com o planejamento conjunto entre as disciplinas de Arte e História para garantir que os conteúdos sejam integrados de forma coesa.

– Facilitação: Atue como facilitador, fornecendo orientação e suporte, mas deixe que os alunos conduzam sua própria pesquisa e criação.

– Adaptabilidade: Esteja aberto a adaptar o projeto conforme as necessidades e interesses dos estudantes e da comunidade local.

– Feedback: Ofereça feedback contínuo durante todo o processo, encorajando a reflexão e a autoavaliação dos alunos.

Considerações Finais

Este projeto não apenas reforça o conteúdo interdisciplinar de Arte e História, mas também valoriza e promove o conhecimento sobre a cultura e história local, encorajando os alunos a se tornarem defensores e curadores de suas próprias comunidades.

Se você acha que este conteúdo pode ser útil para alguém, compartilhe!

Ao divulgar os textos do MakerZine, você contribui para que todo o material continue acessível e gratuito para todas as pessoas.

Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

Deixe um comentário