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Ens. Médio: Projeto Interdisciplinar de Arte e Física: Luz e Cor na Energia do Dia-a-Dia

Como referenciar este texto: Ens. Médio: Projeto Interdisciplinar de Arte e Física: Luz e Cor na Energia do Dia-a-Dia’. Rodrigo Terra. Publicado em: 10/01/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ens-medio-projeto-interdisciplinar-de-arte-e-fisica-luz-e-cor-na-energia-do-dia-a-dia/.

Conteúdos que você verá nesta postagem

Este projeto interdisciplinar visa integrar as disciplinas de Arte e Física ao explorar o tema “Luz e Cor na Energia do Dia-a-Dia”. Almejamos envolver os alunos de maneira ativa, promovendo o aprendizado por meio de experimentação, colaboração e reflexão crítica. As aulas serão estruturadas de modo a minimizar o uso de métodos expositivos, priorizando abordagens vivenciais e hands-on. Os recursos utilizados são de baixo custo e incluem materiais reutilizáveis e digitais gratuitos.

Objetivos

  1. Compreender os princípios físicos da luz e da cor.
  2. Explorar como as diferentes culturas utilizam a luz e cor em manifestações artísticas.
  3. Despertar a criatividade e o raciocínio crítico por meio da integração entre Ciência e Arte.

Planejamento das Aulas

Aula 1: Introdução à Luz e Cor

– Atividade Inicial (15 min): Sensibilização através de uma dinâmica de percepção visual, onde os alunos são desafiados a identificar cores em objetos cotidianos na aula.

– Arte (15 min): Discussão sobre a utilização de cores em movimentos artísticos específicos, como o Impressionismo e a Op Art. Utilização de imagens digitais de galerias online gratuitas para ilustrar conceitos.

– Física (15 min): Experimentação com prismas feitos de plástico transparente reciclado. Observação da decomposição da luz branca e a formação do espectro visível.

 

Aula 2: A Física da Cor na Arte

– Física (20 min): Exploração de conceitos de refração e reflexão. Utilização de espelhos pequenos (podem ser obtidos de descartes) para observação prática.

– Atividade Prática (15 min): Criação de um “disco de cores” de Newton usando cartolina, lápis de cor e carretéis de linha. Cada grupo de alunos cria e testa sua própria versão.

– Arte (10 min): Reflexão sobre como os conhecimentos de física podem ser aplicados na criação de obras de arte que jogam com a percepção visual.

 

Aula 3: Criando Arte com Luz

– Arte (25 min): Os alunos trabalham em grupos para criar instalações de arte utilizando fontes de luz recicladas (como lanternas velhas ou luzes de LED de baixo custo) e materiais semitransparentes (plásticos coloridos ou papel vegetal).

– Física (20 min): Discussão sobre como diferentes cores de luz podem ser combinadas para criar novas cores, reforçando os conceitos de adição e subtração de cores.

Conclusão e Reflexão

– Aula de Encerramento: Os alunos são incentivados a apresentar e discutir suas criações com a turma, oferecendo feedback construtivo. Essa sessão de apresentação aprimora as habilidades de comunicação e promove a confiança.

Recursos Adicionais

– Plataformas digitais gratuitas como o Google Arts & Culture para explorar obras de arte.

– Vídeos e tutoriais online sob domínio público para aprofundamento autônomo.

– Aproveitamento de materiais reutilizáveis da escola ou da comunidade local.

Orientações para os Professores

– Estimule a participação ativa dos alunos, promovendo a colaboração e o aprendizado mútuo.

– Antes de cada aula, revise os conceitos teóricos pertinentes para apoiar as atividades práticas.

– Adapte as atividades conforme o interesse e o nível de entendimento dos alunos.

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Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

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