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Ens. Médio: Projeto Interdisciplinar de Arte e Geografia: Mapeando a Cultura Local

Como referenciar este texto: Ens. Médio: Projeto Interdisciplinar de Arte e Geografia: Mapeando a Cultura Local’. Rodrigo Terra. Publicado em: 11/01/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ens-medio-projeto-interdisciplinar-de-arte-e-geografia-mapeando-a-cultura-local/.

Conteúdos que você verá nesta postagem

Este projeto integrado visa oferecer um manual detalhado para professores do ensino médio, utilizando metodologias ativas, a fim de promover uma experiência de aprendizado rica e engajadora. O objetivo é explorar a interseção entre Arte e Geografia, incentivando os alunos a mapear a cultura local de seu entorno. O intuito é desenvolver a capacidade crítica, a criatividade e a compreensão do espaço geográfico e cultural dos alunos, com a participação ativa como elemento essencial do processo de aprendizado.

Objetivo Geral

O projeto busca desenvolver a habilidade dos alunos em compreender e valorizar a cultura local utilizando a arte como uma ferramenta de expressão e a geografia como um meio de análise e mapeamento. 

Metodologia

O projeto empregará metodologias ativas, incluindo a aprendizagem baseada em projetos (ABP), aprendizagem colaborativa e estudos de caso, evitando-se ao máximo a metodologia expositiva. Recursos gratuitos e acessíveis serão utilizados para garantir a inclusão de todos os alunos.

Desenvolvimento do Projeto

  1. Introdução ao Projeto e Formação de Grupos – 1 aula (45 minutos)

– Início com uma conversa participativa para introduzir o conceito de cultura local. 

– Formação de grupos pequenos, levando em consideração a diversidade para promover trocas culturais dentro da sala.

– Discussão inicial sobre o que constitui a cultura local e como ela pode ser mapeada.

  1. Pesquisa e Levantamento de Dados Culturais – 2 aulas (1h30 no total)

– Cada grupo escolhe um aspecto da cultura local para explorar (culinária, música, festividades, arquitetura, etc.).

– Utilização de pesquisas de campo, entrevistas com moradores e visitas a pontos culturais locais.

– Incentivo ao uso de ferramentas digitais gratuitas como Google Maps para geolocalização e coleta de dados visuais (fotos, vídeos).

  1. Criação Artística e Representação Cultural – 2 aulas (1h30 no total)

– Os alunos são convidados a criar uma expressão artística que representa o aspecto cultural estudado (pintura, escultura, fotografia, etc.).

– Utilização de materiais de baixo custo ou reciclados. Por exemplo, criar colagens com revistas antigas, ou esculturas usando garrafas PET.

– Os professores podem sugerir recursos como aplicativos gratuitos de edição de imagem ou som para trabalhar com mídia digital.

  1. Desenvolvimento de Mapa Cultural Coletivo – 1 aula (45 minutos)

– Cada grupo apresenta sua pesquisa e criação artística para a turma.

– Todas as informações são integradas em um mapa cultural da comunidade, que pode ser digital (usando plataformas como Padlet ou Google My Maps) ou físico (um mural na escola).

  1. Reflexão e Avaliação – 1 aula (45 minutos)

– Reflexão sobre o aprendizado e a experiência do projeto.

– Discussão sobre a importância da valorização da cultura local e como podem compartilhar esse conhecimento com a comunidade.

– Avaliação colaborativa, onde alunos e professores refletem sobre os desafios e conquistas do projeto.

Contribuições para o Projeto

Arte:

– Permite que os alunos explorem e expressem pensamentos e sentimentos sobre a cultura local de maneira criativa. 

– Recursos acessíveis como cartolina, tinta guache, e tecnologia digital para criação e edição de arte.

 

Geografia:

– Facilita a compreensão do espaço e vínculo entre localidade e cultura.

– Uso de mapas e tecnologia de geolocalização para coleta de informações e criação do produto final.

Dicas para Professores

– Incentivar o uso de ferramentas digitais gratuitas e abertas para pesquisa e apresentação (por exemplo, Google Docs, Canva, PowerPoint online).

– Estimular os alunos a refletirem criticamente sobre as informações culturais coletadas.

– Apoiar na organização do trabalho em grupo para garantir participação e envolvimento de todos.

– Garantir um ambiente seguro e receptivo para que os alunos possam expressar suas ideias livremente.

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Rodrigo Terra

Com formação inicial em Física, especialização em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência, e graduação em Ciências de Dados, construí uma trajetória sólida que une educação, tecnologias ee inovação. Desde 2001, dedico-me ao campo educacional, e desde 2019, atuo também na área de ciência de dados, buscando sempre encontrar soluções focadas no desenvolvimento humano. Minha experiência combina um profundo conhecimento em educação com habilidades técnicas em dados e programação, permitindo-me criar soluções estratégicas e práticas. Com ampla vivência em análise de dados, definição de métricas e desenvolvimento de indicadores, acredito que a formação transdisciplinar é essencial para preparar indivíduos conscientes e capacitados para os desafios do mundo contemporâneo. Apaixonado por café e boas conversas, sou movido pela curiosidade e pela busca constante de novas ideias e perspectivas. Minha missão é contribuir para uma educação que inspire pensamento crítico, estimule a criatividade e promova a colaboração.

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