Como referenciar este texto: ‘Ens. Médio: Projeto Interdisciplinar de Arte, Biologia: A Relação Entre a Natureza e a Expressão Humana’. Rodrigo Terra. Publicado em: 06/01/2025. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ens-medio-projeto-interdisciplinar-de-arte-biologia-a-relacao-entre-a-natureza-e-a-expressao-humana/.
Conteúdos que você verá nesta postagem
Este projeto interdisciplinar visa integrar as disciplinas de Arte e Biologia para explorar a dinâmica entre a natureza e a expressão humana. Com o contexto de um mundo cada vez mais voltado para a conexão ambiental e a sustentabilidade, este projeto pretende sensibilizar e educar os alunos sobre a importância das expressões artísticas como reflexo da biodiversidade e da vida natural ao nosso redor. O foco é promover uma aprendizagem ativa, evitando a metodologia expositiva tradicional e incentivando os alunos a serem protagonistas do seu aprendizado por meio de atividades práticas e colaborativas.
Abordagem Metodológica
A metodologia ativa é a base deste projeto, estimulando a participação dos alunos em atividades que demandam investigação, execução e análise. Os professores atuarão como guias e facilitadores, propondo desafios e questões que incitem a curiosidade e a capacidade crítica dos estudantes.
Estratégia de Integração das Disciplinas
- Arte:
– Objetivo: Investigar a representação da natureza em diversas formas artísticas e criar obras que reflitam essa conexão.
– Atividades:
– Exploração de Obras Artísticas: Solicitar que os alunos pesquisem e apresentem obras de arte que representem a natureza. Utilizar recursos digitais gratuitos como o Google Arts & Culture para explorar museus virtuais e obras de arte renomadas.
– Produção Artística: Encorajar os alunos a criar suas próprias obras inspiradas na natureza utilizando materiais recicláveis e de baixo custo, como papelão, garrafas plásticas, e tintas naturais (feitas de vegetais e flores).
– Discussão e Reflexão: Promover uma roda de conversa onde os alunos discutam sobre como a natureza influencia a arte e vice-versa.
- Biologia:
– Objetivo: Compreender os princípios ecológicos e a biodiversidade através da observação direta e representação artística.
– Atividades:
– Exploração Ecológica: Realizar caminhadas de observação no entorno da escola ou em parques próximos. Incentivar a identificação de plantas, animais e interações ecológicas, utilizando aplicativos gratuitos de identificação de espécies, como iNaturalist.
– Diário de Biodiversidade: Solicitar que os alunos criem um diário, combinando esboços e notas científicas das espécies observadas.
– Projeto de Pesquisa: Propor que cada grupo de alunos escolha uma questão sobre biodiversidade local e investigue, desenvolvendo uma apresentação interativa para a turma, utilizando ferramentas gratuitas como slides ou vídeos.
Recursos e Ferramentas
– Digitais Gratuitos: Google Arts & Culture, iNaturalist, ferramentas de apresentação e edição de vídeo gratuitas.
– Materiais Físicos: Materiais recicláveis coletados pelos alunos (papelão, plástico, latas), vegetais e flores para a criação de tintas naturais, cadernos ou papéis reutilizados para o diário.
Avaliação
A avaliação será contínua e formativa, considerando o envolvimento dos alunos nas atividades, a criatividade na produção artística e o rigor científico das observações biológicas apresentadas. O feedback será dado de forma construtiva, incentivando o aprimoramento contínuo.
Se você acha que este conteúdo pode ser útil para alguém, compartilhe!
Ao divulgar os textos do MakerZine, você contribui para que todo o material continue acessível e gratuito para todas as pessoas.