No momento, você está visualizando Ens. Fundamental: Projeto Interdisciplinar de Arte, História, Língua Portuguesa – Revivendo o Passado com Arte e Palavra
Como referenciar este texto: ‘Ens. Fundamental: Projeto Interdisciplinar de Arte, História, Língua Portuguesa – Revivendo o Passado com Arte e Palavra’. Rodrigo Terra. Publicado em: 01/11/2024. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ens-fundamental-projeto-interdisciplinar-de-arte-historia-lingua-portuguesa-revivendo-o-passado-com-arte-e-palavra/.

Objetivo do Projeto

Desenvolver um projeto integrado para explorar eventos históricos e representá-los através da arte e da língua portuguesa, utilizando metodologias ativas e recursos acessíveis, gratuitos ou de baixo custo. O projeto visa promover a compreensão histórica, a expressão artística e o desenvolvimento das habilidades em língua portuguesa entre os alunos do ensino fundamental.

Materiais Utilizados

  • Papel reciclado e materiais de desenho
  • Materiais recicláveis (garrafas PET, latas, etc.)
  • Tintas e pincéis (materiais de arte reutilizáveis)
  • Livros e textos históricos (disponíveis na biblioteca da escola ou online gratuitamente)
  • Dispositivos digitais com acesso à internet (para pesquisa e registro)
  • Recursos digitais gratuitos (vídeos, artigos, tutoriais de história, arte e língua portuguesa)

Metodologia e Justificativa

Este projeto utiliza a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que incentiva os alunos a serem protagonistas de seu próprio aprendizado através da investigação, colaboração e resolução de problemas. A integração das disciplinas promove uma visão interdisciplinar, essencial para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

Desenvolvimento das Aulas

Aula 1: Introdução ao Projeto e Planejamento
  • Preparação (10 minutos): Introduzir o projeto aos alunos, explicando os conceitos de explorar a história através da arte e da língua portuguesa e a importância de integrar Arte, História e Língua Portuguesa.
  • Introdução (10 minutos): Dividir a turma em grupos e discutir as etapas do projeto. Apresentar vídeos e materiais gratuitos sobre eventos históricos importantes.
  • Atividade Principal (20 minutos): Cada grupo escolhe um evento histórico significativo para explorar, desenhando um esboço inicial de como irão representar esse evento artisticamente e utilizando a língua portuguesa. Utilizar papel reciclado para os esboços.
  • Fechamento (10 minutos): Apresentação dos planos dos grupos e discussão coletiva sobre as ideias apresentadas.
Aula 2: História – Explorando Eventos Históricos
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do projeto e discutir como a História pode ser incorporada ao projeto.
  • Introdução (10 minutos): Explorar os principais eventos históricos escolhidos pelos grupos. Utilizar recursos digitais gratuitos para visualizar documentos históricos, vídeos e relatos.
  • Atividade Principal (20 minutos): Realizar pesquisas sobre os eventos históricos, registrando informações importantes que serão usadas na representação artística e textual. Utilizar dispositivos digitais para pesquisar e registrar descobertas.
  • Fechamento (10 minutos): Discussão sobre a importância do conhecimento histórico para a compreensão do presente.
Aula 3: Língua Portuguesa – Redação e Interpretação de Textos Históricos
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do projeto e as pesquisas históricas realizadas na aula anterior.
  • Introdução (10 minutos): Explicar como a Língua Portuguesa pode ser usada para redigir e interpretar eventos históricos. Utilizar recursos digitais gratuitos para explorar textos e vídeos sobre os eventos escolhidos.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos irão escrever textos narrativos, descritivos ou dissertativos sobre os eventos históricos estudados, registrando vocabulário e informações importantes. Podem criar cartazes informativos ou apresentações em português sobre os eventos.
  • Fechamento (10 minutos): Discussão sobre a importância do aprendizado da língua portuguesa para a comunicação e a compreensão histórica.
Aula 4: Arte – Representando a História
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do projeto e as atividades linguísticas realizadas.
  • Introdução (10 minutos): Explicar como a arte pode ser usada para representar eventos históricos. Utilizar recursos digitais gratuitos para explorar exemplos de arte histórica.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos criarão obras de arte que representem o evento histórico estudado, utilizando materiais recicláveis e de baixo custo. Podem criar desenhos, pinturas, esculturas ou instalações.
  • Fechamento (10 minutos): Exposição dos trabalhos artísticos e reflexão sobre a importância da arte na valorização da história.
Aula 5: Apresentação Final e Reflexão
  • Preparação (10 minutos): Preparar os alunos para a apresentação final do projeto.
  • Introdução (10 minutos): Organizar uma exposição dos trabalhos realizados pelos grupos, incluindo as atividades históricas, artísticas e textuais.
  • Atividade Principal (20 minutos): Apresentação das representações históricas e artísticas para a comunidade escolar, com cada grupo explicando seu processo e descobertas.
  • Fechamento (10 minutos): Reflexão coletiva sobre as aprendizagens adquiridas e a importância da integração entre Arte, História e Língua Portuguesa na compreensão e valorização dos eventos históricos.

Avaliação e Feedback

A avaliação será contínua, considerando a participação ativa dos alunos, a colaboração em grupo, a criatividade nas soluções apresentadas e o entendimento dos conceitos históricos, artísticos e linguísticos. Os professores devem proporcionar feedback constante, incentivando o engajamento e a reflexão dos alunos sobre suas aprendizagens e contribuições.

Observações

  • Incentivar o uso de recursos digitais gratuitos, como tutoriais de história, arte e aprendizado de língua portuguesa disponíveis no YouTube e em sites educativos.
  • Promover a colaboração entre alunos e a comunidade escolar, buscando doações e apoio para os materiais necessários.
  • Garantir que todas as atividades sejam inclusivas e adaptáveis para alunos com diferentes habilidades e necessidades.

Este projeto não só enriquece o aprendizado dos alunos em várias disciplinas, mas também promove valores essenciais como a compreensão histórica, a valorização cultural e a expressão artística.

Deixe um comentário