Você está visualizando atualmente Ens. Fundamental: Projeto Interdisciplinar de Arte, Geografia, História – Viagem pelo Tempo e Espaço
Como referenciar este texto: ‘Ens. Fundamental: Projeto Interdisciplinar de Arte, Geografia, História – Viagem pelo Tempo e Espaço’. Rodrigo Terra. Publicado em: 18/10/2024. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ens-fundamental-projeto-interdisciplinar-de-arte-geografia-historia-viagem-pelo-tempo-e-espaco.

Objetivo do Projeto

Desenvolver um projeto integrado para explorar diferentes períodos históricos e suas geografias, utilizando metodologias ativas e recursos acessíveis, gratuitos ou de baixo custo. O projeto visa promover a compreensão histórica e geográfica e a expressão artística entre os alunos do ensino fundamental.

Materiais Utilizados

  • Papel reciclado e materiais de desenho
  • Materiais recicláveis (garrafas PET, latas, etc.)
  • Tintas e pincéis (materiais de arte reutilizáveis)
  • Mapa-múndi (pode ser impresso gratuitamente de fontes online)
  • Livros e textos históricos (disponíveis na biblioteca da escola ou online gratuitamente)
  • Dispositivos digitais com acesso à internet (para pesquisa e registro)
  • Recursos digitais gratuitos (vídeos, artigos, tutoriais)

Metodologia e Justificativa

Este projeto utiliza a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que incentiva os alunos a serem protagonistas de seu próprio aprendizado através da investigação, colaboração e resolução de problemas. A integração das disciplinas promove uma visão interdisciplinar, essencial para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

Desenvolvimento das Aulas

Aula 1: Introdução ao Projeto e Planejamento
  • Preparação (10 minutos): Introduzir o projeto aos alunos, explicando os conceitos de viagem pelo tempo e espaço e a importância de integrar Arte, Geografia e História.
  • Introdução (10 minutos): Dividir a turma em grupos e discutir as etapas do projeto. Apresentar vídeos e materiais gratuitos sobre diferentes períodos históricos e suas localizações geográficas.
  • Atividade Principal (20 minutos): Cada grupo escolhe um período histórico e sua geografia correspondente para explorar, desenhando um esboço inicial de como irão representar esses elementos. Utilizar papel reciclado para os esboços.
  • Fechamento (10 minutos): Apresentação dos planos dos grupos e discussão coletiva sobre as ideias apresentadas.
Aula 2: História – Explorando Períodos Históricos
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do projeto e discutir como a História pode ser incorporada ao projeto.
  • Introdução (10 minutos): Explorar os principais eventos e características do período histórico escolhido por cada grupo. Utilizar recursos digitais gratuitos para visualizar documentos históricos, vídeos e relatos.
  • Atividade Principal (20 minutos): Realizar pesquisas sobre os eventos históricos, registrando informações importantes que serão usadas na recriação. Utilizar dispositivos digitais para pesquisar e registrar descobertas.
  • Fechamento (10 minutos): Discussão sobre a importância do conhecimento histórico para a compreensão do presente.
Aula 3: Geografia – Mapas e Territórios
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do projeto e as pesquisas históricas realizadas na aula anterior.
  • Introdução (10 minutos): Explicar como a geografia pode ser usada para contextualizar os períodos históricos estudados. Utilizar recursos digitais gratuitos para explorar mapas e territórios históricos.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos criarão mapas que representem a geografia dos períodos históricos escolhidos, utilizando materiais recicláveis e de baixo custo. Podem desenhar mapas em papel reciclado ou criar maquetes.
  • Fechamento (10 minutos): Discussão sobre a importância da geografia na compreensão dos eventos históricos e suas influências no desenvolvimento das sociedades.
Aula 4: Arte – Representando História e Geografia
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do projeto e as atividades geográficas realizadas.
  • Introdução (10 minutos): Explicar como a arte pode ser usada para representar a história e a geografia. Utilizar recursos digitais gratuitos para explorar exemplos de arte histórica e geográfica.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos criarão obras de arte que representem o período histórico e a geografia estudados, utilizando materiais recicláveis e de baixo custo. Podem criar desenhos, pinturas ou esculturas.
  • Fechamento (10 minutos): Exposição dos trabalhos artísticos e reflexão sobre a importância da arte na valorização da história e da geografia.
Aula 5: Apresentação Final e Reflexão
  • Preparação (10 minutos): Preparar os alunos para a apresentação final do projeto.
  • Introdução (10 minutos): Organizar uma exposição dos trabalhos realizados pelos grupos, incluindo as atividades históricas, geográficas e artísticas.
  • Atividade Principal (20 minutos): Apresentação das recriações históricas e geográficas para a comunidade escolar, com cada grupo explicando seu processo e descobertas.
  • Fechamento (10 minutos): Reflexão coletiva sobre as aprendizagens adquiridas e a importância da integração entre Arte, Geografia e História na compreensão e valorização do passado e do espaço.

Avaliação e Feedback

A avaliação será contínua, considerando a participação ativa dos alunos, a colaboração em grupo, a criatividade nas soluções apresentadas e o entendimento dos conceitos históricos, geográficos e artísticos. Os professores devem proporcionar feedback constante, incentivando o engajamento e a reflexão dos alunos sobre suas aprendizagens e contribuições.

Observações

  • Incentivar o uso de recursos digitais gratuitos, como tutoriais de história, geografia e arte disponíveis no YouTube e em sites educativos.
  • Promover a colaboração entre alunos e a comunidade escolar, buscando doações e apoio para os materiais necessários.
  • Garantir que todas as atividades sejam inclusivas e adaptáveis para alunos com diferentes habilidades e necessidades.

Este projeto não só enriquece o aprendizado dos alunos em várias disciplinas, mas também promove valores essenciais como a compreensão histórica, a contextualização geográfica e a expressão artística.

Deixe um comentário