Você está visualizando atualmente Ens. Fundamental: Projeto Interdisciplinar de Arte, Educação Física, Música – Ritmos em Movimento
Como referenciar este texto: ‘Ens. Fundamental: Projeto Interdisciplinar de Arte, Educação Física, Música – Ritmos em Movimento’. Rodrigo Terra. Publicado em: 30/09/2024. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ens-fundamental-projeto-interdisciplinar-de-arte-educacao-fisica-musica-ritmos-em-movimento.

Objetivo do Projeto

Desenvolver um projeto integrado para explorar a combinação de música, movimento e expressão artística, utilizando metodologias ativas e recursos acessíveis, gratuitos ou de baixo custo. O projeto visa promover a apreciação musical, a expressão corporal e a criatividade artística entre os alunos do ensino fundamental.

Materiais Utilizados

  • Papel reciclado e materiais de desenho
  • Materiais recicláveis (garrafas PET, latas, etc.)
  • Tintas e pincéis (materiais de arte reutilizáveis)
  • Instrumentos musicais simples (podem ser feitos com materiais recicláveis)
  • Equipamentos esportivos simples (bolas, cones, cordas)
  • Dispositivos digitais com acesso à internet (para pesquisa e registro)
  • Recursos digitais gratuitos (vídeos, artigos, tutoriais)

Metodologia e Justificativa

Este projeto utiliza a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que incentiva os alunos a serem protagonistas de seu próprio aprendizado através da investigação, colaboração e resolução de problemas. A integração das disciplinas promove uma visão interdisciplinar, essencial para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

Desenvolvimento das Aulas

Aula 1: Introdução ao Projeto e Planejamento
  • Preparação (10 minutos): Introduzir o projeto aos alunos, explicando os conceitos de ritmos em movimento e a importância de integrar Arte, Educação Física e Música.
  • Introdução (10 minutos): Dividir a turma em grupos e discutir as etapas do projeto. Apresentar vídeos e materiais gratuitos sobre como a música e a arte podem ser combinadas com o movimento.
  • Atividade Principal (20 minutos): Cada grupo escolhe um tema musical para explorar, desenhando um esboço inicial de como irão combinar música, movimento e arte. Utilizar papel reciclado para os esboços.
  • Fechamento (10 minutos): Apresentação dos planos dos grupos e discussão coletiva sobre as ideias apresentadas.
Aula 2: Música – Explorando Ritmos e Sons
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do projeto e discutir como a Música pode ser incorporada ao projeto.
  • Introdução (10 minutos): Explorar diferentes ritmos e sons, utilizando recursos digitais gratuitos para visualizar e ouvir exemplos musicais.
  • Atividade Principal (20 minutos): Realizar atividades práticas para criar ritmos utilizando instrumentos musicais simples ou materiais recicláveis (como garrafas PET e latas). Registrar os ritmos criados em dispositivos digitais.
  • Fechamento (10 minutos): Discussão sobre a importância da música e dos ritmos na vida cotidiana e na expressão artística.
Aula 3: Educação Física – Movimentando-se ao Ritmo
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do projeto e as atividades musicais realizadas na aula anterior.
  • Introdução (10 minutos): Explicar como a atividade física pode ser usada para interpretar ritmos musicais através do movimento. Utilizar recursos digitais gratuitos para explorar exemplos de dança e coreografia baseadas em ritmos musicais.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos criarão coreografias e movimentos que acompanhem os ritmos musicais explorados, utilizando o espaço aberto ou a quadra da escola.
  • Fechamento (10 minutos): Discussão sobre a importância da atividade física e do movimento na expressão musical e artística.
Aula 4: Arte – Representando a Música e o Movimento
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do projeto e as atividades físicas realizadas.
  • Introdução (10 minutos): Explicar como a arte pode ser usada para representar música e movimento. Utilizar recursos digitais gratuitos para explorar exemplos de arte inspirada em música e dança.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos criarão obras de arte baseadas nos ritmos e movimentos explorados, utilizando materiais recicláveis e de baixo custo. Podem criar pinturas, esculturas ou instalações que representem a música e o movimento.
  • Fechamento (10 minutos): Exposição dos trabalhos artísticos e reflexão sobre a importância da arte na valorização da música e do movimento.
Aula 5: Apresentação Final e Reflexão
  • Preparação (10 minutos): Preparar os alunos para a apresentação final do projeto.
  • Introdução (10 minutos): Organizar uma exposição dos trabalhos realizados pelos grupos, incluindo as atividades musicais, físicas e artísticas.
  • Atividade Principal (20 minutos): Apresentação dos ritmos em movimento para a comunidade escolar, com cada grupo explicando seu processo e descobertas.
  • Fechamento (10 minutos): Reflexão coletiva sobre as aprendizagens adquiridas e a importância da integração entre Arte, Educação Física e Música na valorização da expressão artística e corporal.

Avaliação e Feedback

A avaliação será contínua, considerando a participação ativa dos alunos, a colaboração em grupo, a criatividade nas soluções apresentadas e o entendimento dos conceitos musicais, artísticos e físicos. Os professores devem proporcionar feedback constante, incentivando o engajamento e a reflexão dos alunos sobre suas aprendizagens e contribuições.

Observações

  • Incentivar o uso de recursos digitais gratuitos, como tutoriais de música, arte e atividades físicas disponíveis no YouTube e em sites educativos.
  • Promover a colaboração entre alunos e a comunidade escolar, buscando doações e apoio para os materiais necessários.
  • Garantir que todas as atividades sejam inclusivas e adaptáveis para alunos com diferentes habilidades e necessidades.

Este projeto não só enriquece o aprendizado dos alunos em várias disciplinas, mas também promove valores essenciais como a apreciação musical, a expressão artística e a prática de atividades físicas para a saúde e bem-estar.

Deixe um comentário