Você está visualizando atualmente Ens. Fundamental: Projeto Interdisciplinar de Arte, Educação Física, Língua Inglesa – Movimentando-se com Arte e Inglês
Como referenciar este texto: ‘Ens. Fundamental: Projeto Interdisciplinar de Arte, Educação Física, Língua Inglesa – Movimentando-se com Arte e Inglês’. Rodrigo Terra. Publicado em: 23/09/2024. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ens-fundamental-projeto-interdisciplinar-de-arte-educacao-fisica-lingua-inglesa-movimentando-se-com-arte-e-ingles.

Objetivo do Projeto

Desenvolver um projeto integrado para explorar a combinação de movimento, expressão artística e prática da língua inglesa, utilizando metodologias ativas e recursos acessíveis, gratuitos ou de baixo custo. O projeto visa promover a prática do inglês, a expressão artística e a atividade física entre os alunos do ensino fundamental.

Materiais Utilizados

  • Papel reciclado e materiais de desenho
  • Materiais recicláveis (garrafas PET, latas, etc.)
  • Tintas e pincéis (materiais de arte reutilizáveis)
  • Dispositivos digitais com acesso à internet (para pesquisa e registro)
  • Recursos digitais gratuitos (vídeos, artigos, tutoriais, aplicativos de aprendizado de inglês)
  • Equipamentos esportivos simples (bolas, cones, cordas)

Metodologia e Justificativa

Este projeto utiliza a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que incentiva os alunos a serem protagonistas de seu próprio aprendizado através da investigação, colaboração e resolução de problemas. A integração das disciplinas promove uma visão interdisciplinar, essencial para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

Desenvolvimento das Aulas

Aula 1: Introdução ao Projeto e Planejamento
  • Preparação (10 minutos): Introduzir o projeto aos alunos, explicando os conceitos de movimento com arte e inglês e a importância de integrar Arte, Educação Física e Língua Inglesa.
  • Introdução (10 minutos): Dividir a turma em grupos e discutir as etapas do projeto. Apresentar vídeos e materiais gratuitos sobre a importância da atividade física, da arte e do aprendizado de inglês.
  • Atividade Principal (20 minutos): Cada grupo planeja suas atividades combinando movimento, arte e inglês, desenhando um esboço inicial e listando os materiais necessários. Utilizar papel reciclado para os esboços.
  • Fechamento (10 minutos): Apresentação dos planos dos grupos e discussão coletiva sobre as ideias apresentadas.
Aula 2: Educação Física – Movimentando-se com Inglês
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do projeto e discutir como a Educação Física pode ser incorporada ao projeto.
  • Introdução (10 minutos): Explorar atividades físicas que podem ser realizadas em inglês, como jogos e brincadeiras. Utilizar recursos digitais gratuitos para visualizar exemplos de atividades.
  • Atividade Principal (20 minutos): Realizar atividades físicas ao ar livre ou no espaço da escola, usando comandos em inglês. Atividades podem incluir jogos como “Simon Says”, “Red Light, Green Light” e outras brincadeiras que incentivem o uso do inglês.
  • Fechamento (10 minutos): Discussão sobre a importância da atividade física para a saúde e a aprendizagem de inglês.
Aula 3: Arte – Expressando-se em Inglês
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do projeto e as atividades físicas realizadas na aula anterior.
  • Introdução (10 minutos): Explicar como a arte pode ser usada para representar palavras e conceitos em inglês. Utilizar recursos digitais gratuitos para explorar exemplos de arte inspirada na língua inglesa.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos criarão representações artísticas de palavras e frases em inglês, utilizando materiais recicláveis e de baixo custo. Podem criar cartazes, murais ou esculturas que representem os conceitos aprendidos.
  • Fechamento (10 minutos): Exposição dos trabalhos artísticos e reflexão sobre a importância da arte na aprendizagem de inglês.
Aula 4: Praticando Inglês com Movimento e Arte
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do projeto e as atividades artísticas realizadas.
  • Introdução (10 minutos): Discutir a importância da prática constante do inglês através de atividades interativas. Utilizar recursos digitais gratuitos para explorar atividades que combinem movimento e arte com o aprendizado de inglês.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos participarão de uma série de estações de atividades que combinam movimento, arte e inglês. Cada estação terá uma atividade diferente, como criar uma obra de arte em inglês, participar de um jogo físico com comandos em inglês e realizar uma performance artística que incorpore movimento e inglês.
  • Fechamento (10 minutos): Reflexão coletiva sobre as aprendizagens adquiridas e a importância da integração entre Arte, Educação Física e Língua Inglesa.
Aula 5: Apresentação Final e Reflexão
  • Preparação (10 minutos): Preparar os alunos para a apresentação final do projeto.
  • Introdução (10 minutos): Organizar uma exposição dos trabalhos realizados pelos grupos.
  • Atividade Principal (20 minutos): Apresentação das atividades combinadas para a comunidade escolar, com cada grupo explicando seu processo e descobertas em inglês.
  • Fechamento (10 minutos): Reflexão coletiva sobre as aprendizagens adquiridas e a importância da prática contínua de atividades que integrem Arte, Educação Física e Língua Inglesa.

Avaliação e Feedback

A avaliação será contínua, considerando a participação ativa dos alunos, a colaboração em grupo, a criatividade nas soluções apresentadas e o entendimento dos conceitos artísticos, físicos e linguísticos. Os professores devem proporcionar feedback constante, incentivando o engajamento e a reflexão dos alunos sobre suas aprendizagens e contribuições.

Observações

  • Incentivar o uso de recursos digitais gratuitos, como tutoriais de atividades físicas, arte e aprendizado de inglês disponíveis no YouTube e em sites educativos.
  • Promover a colaboração entre alunos e a comunidade escolar, buscando doações e apoio para os materiais necessários.
  • Garantir que todas as atividades sejam inclusivas e adaptáveis para alunos com diferentes habilidades e necessidades.

Este projeto não só enriquece o aprendizado dos alunos em várias disciplinas, mas também promove valores essenciais como a prática do inglês, a expressão artística e a atividade física para a saúde e bem-estar.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

Deixe um comentário