Você está visualizando atualmente Ens. Fundamental: Projeto Interdisciplinar de Arte, Educação Física, História – Revivendo o Passado
Como referenciar este texto: ‘Ens. Fundamental: Projeto Interdisciplinar de Arte, Educação Física, História – Revivendo o Passado’. Rodrigo Terra. Publicado em: 20/09/2024. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ens-fundamental-projeto-interdisciplinar-de-arte-educacao-fisica-historia-revivendo-o-passado.

Objetivo do Projeto

Desenvolver um projeto integrado para explorar e representar momentos históricos por meio da arte e do movimento, utilizando metodologias ativas e recursos acessíveis, gratuitos ou de baixo custo. O projeto visa promover a compreensão histórica, a expressão artística e a prática de atividades físicas entre os alunos do ensino fundamental.

Materiais Utilizados

  • Papel reciclado e materiais de desenho
  • Materiais recicláveis (garrafas PET, latas, etc.)
  • Tintas e pincéis (materiais de arte reutilizáveis)
  • Fantasias e adereços (podem ser confeccionados com materiais recicláveis)
  • Dispositivos digitais com acesso à internet (para pesquisa e registro)
  • Recursos digitais gratuitos (vídeos, artigos, tutoriais)
  • Espaço aberto para atividades físicas

Metodologia e Justificativa

Este projeto utiliza a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que incentiva os alunos a serem protagonistas de seu próprio aprendizado através da investigação, colaboração e resolução de problemas. A integração das disciplinas promove uma visão interdisciplinar, essencial para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

Desenvolvimento das Aulas

Aula 1: Introdução ao Projeto e Planejamento
  • Preparação (10 minutos): Introduzir o projeto aos alunos, explicando os conceitos de recriação histórica e a importância de integrar Arte, Educação Física e História.
  • Introdução (10 minutos): Dividir a turma em grupos e discutir as etapas do projeto. Apresentar vídeos e materiais gratuitos sobre momentos históricos importantes e como a arte e o movimento podem ser usados para representá-los.
  • Atividade Principal (20 minutos): Cada grupo escolhe um evento ou período histórico para explorar, desenhando um esboço inicial do que irão representar e listando os materiais necessários. Utilizar papel reciclado para os esboços.
  • Fechamento (10 minutos): Apresentação dos planos dos grupos e discussão coletiva sobre as ideias apresentadas.
Aula 2: História – Explorando o Passado
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do projeto e discutir como a História pode ser incorporada ao projeto.
  • Introdução (10 minutos): Explorar os conceitos históricos relacionados aos eventos escolhidos pelos grupos. Utilizar recursos digitais gratuitos para visualizar documentos históricos, vídeos e relatos.
  • Atividade Principal (20 minutos): Realizar pesquisas sobre os eventos históricos, registrando informações importantes que serão usadas na recriação. Utilizar dispositivos digitais para pesquisar e registrar descobertas.
  • Fechamento (10 minutos): Discussão sobre a importância do conhecimento histórico para a compreensão do presente.
Aula 3: Educação Física – Recriando Movimentos Históricos
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do projeto e as pesquisas históricas realizadas na aula anterior.
  • Introdução (10 minutos): Explicar como a atividade física pode ser usada para recriar movimentos e cenas históricas. Utilizar recursos digitais gratuitos para explorar exemplos de recriações históricas em eventos e festivais.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos ensaiarão cenas ou movimentos históricos relacionados aos eventos escolhidos, utilizando o espaço aberto para atividades físicas. Podem criar coreografias, jogos ou encenações baseadas em eventos históricos.
  • Fechamento (10 minutos): Discussão sobre a importância da atividade física na recriação e compreensão da história.
Aula 4: Arte – Representando Eventos Históricos
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do projeto e as atividades físicas realizadas.
  • Introdução (10 minutos): Explicar como a arte pode ser usada para representar eventos históricos. Utilizar recursos digitais gratuitos para explorar exemplos de arte inspirada em momentos históricos.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos criarão representações artísticas dos eventos históricos escolhidos, utilizando materiais recicláveis e de baixo custo. Podem criar pinturas, esculturas ou painéis que representem cenas históricas.
  • Fechamento (10 minutos): Exposição dos trabalhos artísticos e reflexão sobre a importância da arte na valorização da história.
Aula 5: Apresentação Final e Reflexão
  • Preparação (10 minutos): Preparar os alunos para a apresentação final do projeto.
  • Introdução (10 minutos): Organizar uma exposição dos trabalhos históricos, artísticos e físicos realizados pelos grupos.
  • Atividade Principal (20 minutos): Apresentação das recriações históricas para a comunidade escolar, com cada grupo explicando seu processo e descobertas.
  • Fechamento (10 minutos): Reflexão coletiva sobre as aprendizagens adquiridas e a importância da integração entre Arte, Educação Física e História na compreensão e valorização do passado.

Avaliação e Feedback

A avaliação será contínua, considerando a participação ativa dos alunos, a colaboração em grupo, a criatividade nas soluções apresentadas e o entendimento dos conceitos históricos, artísticos e físicos. Os professores devem proporcionar feedback constante, incentivando o engajamento e a reflexão dos alunos sobre suas aprendizagens e contribuições.

Observações

  • Incentivar o uso de recursos digitais gratuitos, como tutoriais de recriação histórica, arte e atividades físicas disponíveis no YouTube e em sites educativos.
  • Promover a colaboração entre alunos e a comunidade escolar, buscando doações e apoio para os materiais necessários.
  • Garantir que todas as atividades sejam inclusivas e adaptáveis para alunos com diferentes habilidades e necessidades.

Este projeto não só enriquece o aprendizado dos alunos em várias disciplinas, mas também promove valores essenciais como a compreensão histórica, a expressão artística e a prática de atividades físicas para a saúde e bem-estar.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

Deixe um comentário