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Como referenciar este texto: ‘Ens. Fundamental: Projeto Interdisciplinar de Arte, Ciências, Tecnologia – Criando um Jardim Tecnológico’. Rodrigo Terra. Publicado em: 16/09/2024. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/ens-fundamental-projeto-interdisciplinar-de-arte-ciencias-tecnologia-criando-um-jardim-tecnologico.

Objetivo do Projeto

Desenvolver um projeto integrado para criar um jardim tecnológico na escola, utilizando metodologias ativas e recursos acessíveis, gratuitos ou de baixo custo. O projeto visa promover a compreensão científica, a expressão artística e a aplicação de tecnologias sustentáveis entre os alunos do ensino fundamental.

Materiais Utilizados

  • Papel reciclado e materiais de desenho
  • Materiais recicláveis (garrafas PET, latas, etc.)
  • Tintas e pincéis (materiais de arte reutilizáveis)
  • Dispositivos digitais com acesso à internet (para pesquisa e registro)
  • Sensores simples (umidade do solo, temperatura) reutilizados ou de baixo custo
  • Placas Arduino ou kits de robótica educativa (podem ser emprestados ou adquiridos a baixo custo)
  • Sementes e mudas (gratuitas ou doadas)
  • Solo e ferramentas de jardinagem (emprestadas ou doadas)

Metodologia e Justificativa

Este projeto utiliza a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que incentiva os alunos a serem protagonistas de seu próprio aprendizado através da investigação, colaboração e resolução de problemas. A integração das disciplinas promove uma visão interdisciplinar, essencial para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

Desenvolvimento das Aulas

Aula 1: Introdução ao Projeto e Planejamento
  • Preparação (10 minutos): Introduzir o projeto aos alunos, explicando os conceitos de jardim tecnológico e a importância de integrar Arte, Ciências e Tecnologia.
  • Introdução (10 minutos): Dividir a turma em grupos e discutir as etapas do projeto. Apresentar vídeos e materiais gratuitos sobre jardins sustentáveis e tecnologia aplicada.
  • Atividade Principal (20 minutos): Cada grupo planeja seu jardim tecnológico, desenhando um esboço inicial e listando os materiais necessários. Utilizar papel reciclado para os esboços.
  • Fechamento (10 minutos): Apresentação dos planos dos grupos e discussão coletiva sobre as ideias apresentadas.
Aula 2: Ciências – Explorando a Sustentabilidade
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do jardim tecnológico e discutir como a Ciência pode ser incorporada ao projeto.
  • Introdução (10 minutos): Explorar os conceitos científicos relacionados à sustentabilidade, como ciclo da água, fotossíntese e compostagem. Utilizar recursos digitais gratuitos para visualizar processos científicos.
  • Atividade Principal (20 minutos): Realizar atividades práticas relacionadas à sustentabilidade, como a criação de compostagem ou sistemas de irrigação utilizando materiais recicláveis.
  • Fechamento (10 minutos): Discussão sobre a importância da ciência para a construção de um jardim sustentável.
Aula 3: Tecnologia – Aplicando Sensores e Automação
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do jardim tecnológico e as atividades científicas realizadas na aula anterior.
  • Introdução (10 minutos): Explicar como a tecnologia pode ser usada para monitorar e automatizar o jardim. Demonstrar o uso de sensores simples e placas Arduino ou kits de robótica educativa. Utilizar recursos digitais gratuitos para tutoriais e exemplos.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos irão programar os sensores para monitorar condições como umidade do solo e temperatura, utilizando placas Arduino ou kits similares.
  • Fechamento (10 minutos): Discussão sobre a importância da tecnologia na otimização de recursos naturais e na sustentabilidade.
Aula 4: Arte – Representando o Jardim Tecnológico
  • Preparação (10 minutos): Revisar o plano do jardim tecnológico e as atividades tecnológicas realizadas.
  • Introdução (10 minutos): Explicar como a arte pode ser usada para representar e valorizar o design do jardim tecnológico. Utilizar recursos digitais gratuitos para explorar exemplos de arte inspirada na natureza e na tecnologia.
  • Atividade Principal (20 minutos): Os alunos criarão representações artísticas do jardim, utilizando materiais recicláveis e de baixo custo, como pinturas e esculturas que integram elementos tecnológicos e naturais.
  • Fechamento (10 minutos): Exposição dos trabalhos artísticos e reflexão sobre a importância da arte na visualização e valorização da ciência e tecnologia.
Aula 5: Apresentação Final e Reflexão
  • Preparação (10 minutos): Preparar os alunos para a apresentação final do projeto.
  • Introdução (10 minutos): Organizar uma exposição dos trabalhos científicos, tecnológicos e artísticos realizados pelos grupos.
  • Atividade Principal (20 minutos): Apresentação dos jardins tecnológicos para a comunidade escolar, com cada grupo explicando seu processo e descobertas.
  • Fechamento (10 minutos): Reflexão coletiva sobre as aprendizagens adquiridas e a importância da integração entre Arte, Ciências e Tecnologia na criação de soluções sustentáveis.

Avaliação e Feedback

A avaliação será contínua, considerando a participação ativa dos alunos, a colaboração em grupo, a criatividade nas soluções apresentadas e o entendimento dos conceitos científicos, artísticos e tecnológicos. Os professores devem proporcionar feedback constante, incentivando o engajamento e a reflexão dos alunos sobre suas aprendizagens e contribuições.

Observações

  • Incentivar o uso de recursos digitais gratuitos, como tutoriais de programação, sustentabilidade e arte disponíveis no YouTube e em sites educativos.
  • Promover a colaboração entre alunos e a comunidade escolar, buscando doações e apoio para os materiais necessários.
  • Garantir que todas as atividades sejam inclusivas e adaptáveis para alunos com diferentes habilidades e necessidades.

Este projeto não só enriquece o aprendizado dos alunos em várias disciplinas, mas também promove valores essenciais como a curiosidade científica, a expressão artística e a aplicação prática da tecnologia para o bem-estar ambiental.

Rodrigo Terra

Atuei como Professor de Física e Cultura Maker, por mais de 20 anos. Sou Pesquisador em Ciências Educacionais com ênfase em Tecnologia Educacional e Docência. desenvolvendo trabalhos de Consultorias Pedagógicas para diversas empresas do setor educacional. Há alguns anos, venho direcionando meus estudos para o universo dos dados e programação. Atualmente, trabalho como Líder Acadêmico de matérias técnicas, como Data Analytics, Gestão de Produtos Digitais e Mercado Financeiro. Sou um eterno curioso, apaixonado por café e por uma boa conversa. Acredito que somente com uma formação transdisciplinar é que criamos oportunidades pensar em diferentes aspectos ou ponto de vista de um mesmo assunto, e com isso, desenvolver pessoas mais conscientes e preparadas para a vida.

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