Como referenciar este texto: Dashboard no Google Looker Studio. Rodrigo Terra. Publicado em: 26/04/2024. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/tecnologia/dashboard-no-google-looker-studio.
Conteúdos dessa postagem
Objetivos
Desenvolver uma visão, utilizando o Google Looker Studio, para uma empresa de tecnologia, que tem um site e faz publicações pagas. Este dashboard deve apresentar:
- Porcentagem de visitas diretas,
- Porcentagem de vezes que o site foi pesquisado no Google,
- Porcentagem de clique recebidos, nas redes sociais,
- Porcentagem de clique recebidos, que foram pagos,
- CTR,
- Distribuição temporal de cliques pagos, cliques pelas redes sociais, vezes pesquisado e visitas diretas,
- Distribuição temporal de novos usuários únicos,
- Tabela com o nome dos artigos e visualizações, ordenado por visualizações,
- Distribuição (porcentagem) do tempo de leitura por categoria.
Métricas criadas
Para o desenvolvimento do dashboard, foi necessário criar algumas métricas, como:
- Porcentagem de cliques pagos:
sum(Clicks pagos) / sum(Visualizações)
- Porcentagem de cliques redes sociais:
sum(Clicks redes sociais) / sum(Visualizações)
- Porcentagem de vezes pesquisadas:
sum(Vezes pesquisados) / sum(Visualizações)
- Total de cliques:
sum(Clicks pagos)+sum(Clicks redes sociais)
- CTR:
Total de cliques/sum(Visualizações)
Layout
O layout escolhido está relacionado com a logo da empresa “Bloco de Código”.
Para além da identidade visual, escolhi distribuir os principais indicadores na primeira página, bem como os gráficos de distribuição temporal.
Já, na segunda página, optei por incluir a tabela artigos por visualização e o gráfico de distribuição do tempo médio de leitura por categoria