O que você vai ver neste post:
Psicologia das cores
As cores chegam até o nosso cérebro através de ondas eletromagnéticas, através de um sistema de lentes muito complexo chamado olho. Estas ondas interagem com células receptoras conhecidas como cones e bastonetes, que são responsáveis pela “tradução” da frequência recebida em pulsos elétricos, sendo assim transmitidos até o cérebro e interpretados. Cada cor é definida não por uma única frequência específica, mas sim por uma faixa de frequências, conforme segue:
Como cada frequência interage de forma diferente com nossas células receptoras nos olhos, cada cor irá causar uma interpretação diferente, inclusive uma sensação diferente.
A psicologia das cores é uma área que estuda a influência das cores sobre nossas sensações. É extremamente importante saber que não existe um consenso definitivo sobre estes resultados, eles dependem do contexto de formação e de vida de cada pessoa, bem como no modo como aquela determinada cor é utilizada – Móveis, roupas, ambientes, marketing, etc -, e até mesmo como é combinada com outras cores.
Apenas para ilustrar a ideia anterior, o uso de um vestido de cor preta pode trazer a sensação de elegância para a pessoa que o utiliza, porém se utilizado nas paredes de um ambiente fechado poderá passar uma sensação de que ele é menor, inclusive para algumas pessoas poderá ativar uma sensação de claustrofobia. Uma possível explicação para a sensação desenvolvida no uso do vestido de cor preta é que (de um modo geral) ele é utilizado em ambientes que são muito iluminados, e portanto haverá um contraste entre o ambiente e a pessoa – é evidente que esta sensação já está presente em nossa memória, uma vez que é bem comum este tipo de vestimenta para eventos mais formais. Já no caso do ambiente com as paredes de cores escuras, teremos nossa capacidade de enxergar perspectivas reduzida, o que fará com que nossa compreensão sobre a profundidade fique comprometida.
Segundo Eva Heller, autora do livro “A psicologia das cores – Como as cores afetam a emoção e a razão”:
“Um terço da criatividade consiste de talento, um terço de influências ambientais que estimulam dons especiais e um terço de conhecimentos aprendidos a respeito do setor criativo em que se trabalha.”
Nota-se que o ambiente, bem como sua composição, influencia diretamente na qualidade do uso deste espaço. Em outras palavras, pensar nas cores que irão compor um ambiente, seja para estudo, trabalho, lazer, ou outra finalidade, está diretamente relacionado com as sensações que serão desenvolvidas neste local, que por sua vez deve estar diretamente relacionado com as atividades que se pretendem desenvolver ali.
Como já mencionado antes, estes sentimentos não são definitivos, e podem variar devido a diversos fatores. Para ilustrar esta ideia, a Hannah Gadsby, em seu show de Stand-up Comedy chamado Nanette, relata:
“(Azul) … é uma cor cheia de contradições. Azul é uma cor fria. Está no final frio do espectro, mas a parte mais quente da chama? Azul. Se você está se sentindo “azul” (tradução direta da expressão em inglês “feeling blue”), você está triste. Mas otimismo? Céu azul à frente. Se decida. Um “plano bom” (tradução direta da expressão em inglês “blueprint”) é um plano que se algo acontecer que não estava planejado, de onde isso veio? Fora do “azul” (tradução direta da expressão em inglês “out of the blue”)! Azul é uma cor maravilhosa para começar a vida. Há espaço para todo tipo de humano no azul.”
Cabe então ao profissional que irá trabalhar com cores aprender a utilizar as cores, bem como suas combinações, para maximizar sensações que são afim do objetivo do trabalho desenvolvido.
Outro exemplo simples do uso das cores é dentro do Design Gráfico. A cor dos botões de “Call to Action”, ou “chamado para ação” (tradução livre) é o tipo de ação que você pede para o seu usuário executar algo, como finalizar uma compra. A empresa Hubspot, fez um teste do tipo A/B, ou seja, a empresa desenvolveu duas páginas diferentes, que aparecem de forma alternada para os clientes. Intuitivamente a hipótese levantada era que a maioria das pessoas iria finalizar suas compras quando o botão for da cor verde, e menos pessoas iriam finalizar suas compras quando o botão fosse da cor vermelha. O resultado foi exatamente o oposto, o botão de cor vermelha teve uma taxa de conversão 21% maior do que o botão de cor verde.
Toda essa preocupação é apresentada por Pedrosa, em seu livro “Da cor à cor inexistente”
“Em nenhuma outra época a cor foi tão utilizada como em nosso século. As grandes indústrias de corantes e iluminação, tornam cada vez mais ricas as possibilidades cromáticas, por meio de novas tintas sintéticas, plásticas e acrílicas, e de luzes incandescentes comuns, gás neon, luzes de mercúrio, fluorescentes, etc”
Exemplos não faltam para ilustrar toda a influência que as cores podem exercer sobre nossas atividades. Inegavelmente as cores influenciam no aumento ou na redução qualidade dos nossos trabalhos, descanso, etc. Entender como as cores podem ser combinadas, bem como suas potenciais ações é prioridade para se desenvolver um trabalho com responsabilidade.
Azul
Sensações que o azul pode provocar
A cor azul está associada a tranquilidade e harmonia, com isso os ambientes que tenham em sua composição esta cor vão ser bons lugares para leitura ou atividades mais calmas e de maior concentração. Possui efeito calmante.
Ambientes
São ideais para ambientes que se queira relaxar, como sala da soneca (jardim / infantil), salas de leitura ou observatórios.
Termos relacionados com a cor azul
Tranquilidade, tradição, satisfação, simpatia, harmonia, amizade, confiança, distância, amplidão, eternidade, infinito, grandeza, fidelidade, fantasia, gélido, frio, inteligência ciência, concentração, independência, esportividade, prático, técnico, funcional, descontração, passividade, anseio, mérito.
Violeta
Sensações que o violeta pode provocar
A cor do poder, exatamente pela dificuldade em ser produzida. Antigamente, vestir roupas com tonalidades de violeta era um privilégio maior do que usar ouro. Dificilmente as pessoas rejeitam esta cor. União entre o vermelho e o azul, ou seja do feminino e o masculino. União dos opostos. Ambientes com esta cor trazem uma sensação de tranquilidade para acomodar homens e mulheres. Extravagância e delicado ao mesmo tempo. Resumidamente, o violeta é uma cor ambivalente. Interessante para um ambiente que se queira receber amigos e se ter boas conversas.
Ambientes
Salas de tecnologia / computadores e de trabalhos em grupo podem receber bem o violeta, por proporcionar um ambiente estimulante para conversas e desenvolvimento de projetos.
Termos relacionados com a cor violeta
Nobreza, poder, pensamento, extravagância, singularidade, vaidade, inconformista, não convencional, original, artificial, antinatural, ambivalência, imprecisão, espiritualidade.
Vermelho
Sensações que o vermelho pode provocar
Sensações extremas, fortes. Remete ao calor, está associado ao poder e a ambição. O vermelho é estimulante, é enérgico. Ambientes com vermelho irão estimular ações intensas, pensamentos, sonorizações e até mesmo erotismo. Ao utilizar esta cor é necessário cautela para não causar estresse aos usuários do local.
Ambientes
Cozinhas, cantinas e salas de trabalho em grupo, como oficinas.
Termos relacionados com a cor vermelha
Energia, calor, desejo, alerta, paixão, amor, ódio, força, coragem, atrativo, regozijo, alegria, proximidade, sonoridade, extroversão, ira, agressividade, excitação, perigo, proibido, sedução, sexualidade, erotismo, imortalidade, dinamismo, atividade.
Laranja
Sensações que o laranja pode provocar
Energia, coragem e intelecto estão relacionados ao laranja. Ambientes com esta cor irão estimular pensamentos e a comunicação. Vibrante, ela irá proporcionar o despertar da criatividade. Da mesma forma que o vermelho, é necessário cautela para não exagerar na intensidade e não estressar os usuários do ambiente com esta cor.
Ambientes
Ambientes como sala de para conversas, incubadoras e locais para criação artística podem receber o laranja, uma vez que estimulam a sociabilidade e bem estar.
Termos relacionados com a cor laranja
Deleite, prazer, aromático, recreação, sociabilidade, intruso, assediante, controverso, coragem, perigo.
Amarelo
Sensações que o amarelo pode provocar
Está atrelada ao Sol, nossa estrela. É ela quem fornece toda a energia necessária para a vida na Terra aconteça. Estimula a alegria, intelecto e até mesmo a digestão! Caso seja utilizada em ambientes pequenos trará a sensação de um espaço maior e bem mais claro, obviamente. É a cor do otimismo, mas também da irritação, inveja e avareza. Muito ambígua, não?
Ambientes
Ambientes destinados a lazer e a convivência casam bem com o amarelo, como clubes. A cozinha e o refeitório também pode receber o amarelo, pois estimula o apetite.
Termos relacionados com a cor amarela
Positividade, aconchego, “good vibes”, lúdico, recreação, jovialidade, otimismo, verão, inveja, ciúme, avareza, egoísmo, acidez, espontaneidade, impulsividade, intrusão, penetrante, ostentação, triangular.
Verde
Sensações que o verde pode provocar
A cor verde irá trazer uma sensação de natureza, de ambiente saudável com bastante vida. É muito utilizado em hospitais em tons pastéis, pois traz calma e tranquilidade. Estimula o silêncio. Cria-se uma sensação de área fresca.
Ambientes
Pode ser muito bem utilizado em ambientes com poucas aberturas, como portas ou janelas, por despertarem uma sensação de frescor. Locais como observatórios e espaços de estudos podem receber esta cor.
Termos relacionados com a cor verde
Saudável, sustentável, paz, agradável, tolerância, natural, vivacidade, saudável, primavera, refrescante, juventude, esperança, confiança, venenoso, tranquilizador, abrigo, credibilidade.
Preto
Sensações que o preto pode provocar
Fisicamente falando uma superfície preta irá absorver grande parte da luz que incide sobre ela, fazendo com que pouca luz seja refletida de volta para o ambiente, portanto não é considerada cor. Muito utilizada pelo cinema expressionista alemão para criar contrastes e aumentar o clima de tensão nos filmes. Esta “cor” está atrelada ao poder, mas também ao misterioso. Se utilizado em ambientes pequenos, poderá trazer uma sensação de claustrofobia aos seus usuários. Esta sensação pode ser bem controlada caso se utilize outras cores junto ao preto, o que poderá criar outras sensações. O preto irá destacar outros elementos do ambiente.
Ambientes
Dentro do ambiente escolar o uso da cor preta é bem restrito, pois como dito anteriormente pode atrapalhar a visão. Ambientes como sala de vídeo podem receber esta cor, com o intuito de reduzir a distração e aumentar o destaque do que for apresentado em vídeo – apenas lembrando que a parede onde se pretende projetar o vídeo precisa ser branco (ou o mais claro possível), para refletir a imagem recebida.
Termos relacionados com a cor preta
Fim, luto, egoísmo, infidelidade, misterioso, magia, introversão, mau, ruim, azar, conservador, elegância, violência, brutalidade, poder, apertado, compressão, desajeitado, dureza, pesado.
Branco
Sensações que o branco pode provocar
O branco é, fisicamente falando, a combinação de todas as cores visíveis do espectro. O branco representa a paz, a neutralidade e a leveza. é necessário cautela para não se criar um ambiente impessoal. Ideal para ambientes como cozinha, banheiros, consultórios, pois passam uma sensação de locais limpos, além disso, o branco cria uma sensação do ambiente ser maior, uma vez que permite visualizar mais detalhes e contrastes, o que faz nosso cérebro compreender melhor a profundidade dos elementos do ambiente.
Ambientes
Os ambientes que pode mreceber esta cor são a sala de aula, local para estudos e laboratórios, desde que a cor dos elementos que ocuparão a sala não seja a mesma. Este contraste é necessário para não criar um ambiente monótono demais, e no lugar da tranquilidade, criar uma sensação de melancolia.
Termos relacionados com a cor branca
Princípio, novo, bem, verdade, ideal, honestidade, clareza, exatidão, sussurrante, pureza, limpeza, inocência, objetividade, neutralidade, leveza.
Cinza
Sensações que o cinza pode provocar
A cor cinza, criada pela mistura do branco com o preto, cria uma sensação de equilíbrio, maturidade, mas também pode causar estresse e fadiga. Evite exagerar na quantidade de elementos cinzas em um ambiente, para tanto móveis coloridos ou até mesmo outros elementos coloridos podem ser usados para trazer dinamismo para o ambiente. Caso seja utilizado com cimento queimado, o cinza irá transmitir características industriais e rústicas, logo mais frias. Caso seja utilizado juntamente com madeira, irá criar uma sensação de ambiente acolhedor e agradável.
Ambientes
Escritórios, como espaço da direção / coordenação e salas de reuniões, pois desperta as sensações de seriedade e sofisticação, além de transmitir uma certa calma.
Termos relacionados com a cor cinza
Entediante, chato, solidão, vazio, inamistoso, hostil, feio, reflexão, insegurança, indiferença, insensibilidade, velhice, modéstia, conformismo, monotonia, conservador.
Referências
GURGEL, Miriam C. – Projetando Espaços-Guia de Arquitetura de Interiores para áreas Residenciais. São Paulo:Ed SENAC,2002.
HELLER, Eva – A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão. São Paulo: Ed. G. Gili, 2013
GADSBY, Hannah – Nanette: https://www.netflix.com/watch/80233611
PEDROSA, Israel – Da Cor à Cor Inexistente. Rio de Janeiro: Léo Christiano Editorial,1977
Crédito pela imagem de destaque: Fundo vetor criado por starline – br.freepik.com
Como referenciar este post: Psicologia das cores no Ambiente Escolar. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 22/6/2020. Link da postagem: (http://www.makerzine.com.br/ambientes-de-aprendizagem/psicologia-das-cores-no-ambiente-escolar/).
As cores podem ajudar e melhorar o processo de aprendizagem, muito importante essa questão do uso delas no ambiente escolar
Pois é, Eliana, e as escolas dão pouquíssima atenção para isso, né? (Quando há alguma atenção)
Amei esse texto. Irá me ajudar muito na minha tese do TCC
Olá, Alicia. Muito obrigado pelo retorno. Fico muito feliz em poder contribuir com o seu TCC! 😀