No momento, você está visualizando Habilidade EI02ET04, na BNCC para Educação Infantil

Como referenciar este texto: Habilidade EI02ET04, na BNCC para Educação Infantil . Rodrigo Terra. Publicado em: 30/11/2023. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/bncc/habilidade-ei02et04-na-bncc-para-educacao-infantil .


Conteúdos dessa postagem

Habilidade EI02ET04

A habilidade EI02ET04, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Educação Infantil, refere-se a uma das competências essenciais que visam o desenvolvimento integral das crianças nessa fase inicial da educação. Esta habilidade está relacionada ao campo de experiência “”Traços, sons, cores e formas””, que faz parte do componente curricular de Arte.

A EI02ET04 está centrada na capacidade das crianças de experimentar, explorar e utilizar materiais variados para criar e manipular diferentes expressões artísticas, desenvolvendo assim sua sensibilidade, percepção estética, imaginação e criatividade.

Nesse contexto, a habilidade EI02ET04 busca promover o contato e a familiarização das crianças com elementos básicos das linguagens artísticas, como traços, cores, formas, sons, texturas e volumes. Ela incentiva a exploração livre e orientada de materiais diversificados, permitindo que as crianças desenvolvam suas habilidades motoras finas e grossas enquanto expressam suas ideias, emoções e vivências por meio da arte.

Ao praticar atividades relacionadas a essa habilidade, os educadores são encorajados a proporcionar um ambiente estimulante e desafiador, oferecendo oportunidades para que as crianças experimentem e descubram diferentes técnicas artísticas. Isso pode incluir atividades como pintura, desenho, modelagem, colagem, música, dança, teatro de sombras, entre outras expressões criativas.

Além disso, a habilidade EI02ET04 também estimula a apreciação e reflexão das crianças sobre suas próprias produções e as de seus colegas, incentivando o desenvolvimento do senso crítico, respeito à diversidade de expressões e ampliação do repertório cultural.

É importante ressaltar que ao praticar atividades relacionadas a essa habilidade, os educadores devem considerar as características individuais de cada criança, suas experiências prévias, interesses e ritmos de aprendizagem. O papel do educador é de mediador, oferecendo suporte, orientação e estímulo à criatividade, sem impor padrões ou limitações às expressões artísticas das crianças.

Dessa forma, a habilidade EI02ET04 da BNCC na Educação Infantil busca contribuir para o desenvolvimento global das crianças, promovendo não apenas o conhecimento artístico, mas também aspectos emocionais, sociais, cognitivos e motores, fundamentais nessa fase crucial de formação e aprendizado.

Como aplicar esta habilidade em sala de aula

Para utilizar essa habilidade em uma atividade em sala de aula, é fundamental criar um ambiente acolhedor, seguro e inclusivo, onde as crianças se sintam à vontade para expressar suas características individuais e reconhecer as diferenças entre si e entre os colegas.

Uma atividade que pode ser realizada para trabalhar a habilidade EI02ET04 é a construção de um “Mural da Diversidade”. Inicialmente, o educador pode reunir materiais como revistas, papéis coloridos, lápis de cor, tesouras e cola. Em seguida, pode propor às crianças que busquem imagens ou elementos que representem características físicas, culturais, emocionais e de interesse pessoal.

Durante a atividade, o educador pode estimular a discussão e a reflexão sobre a diversidade, perguntando às crianças sobre as imagens escolhidas e o motivo de sua seleção. Por exemplo, pedir para que cada criança escolha uma imagem que represente algo que goste muito de fazer ou algo que considere especial em si mesma.

É importante que o educador esteja atento e oriente o diálogo de maneira respeitosa, valorizando as diferenças e destacando a importância de cada uma delas. Esse momento pode ser uma oportunidade para abordar temas como respeito, empatia, aceitação e valorização da diversidade.

Ao final da atividade, as imagens escolhidas pelas crianças podem ser organizadas em um mural na sala de aula, criando um espaço visualmente estimulante que promova a valorização da diversidade e o reconhecimento das características individuais de cada um. Esse mural pode servir como um lembrete constante do respeito à diversidade e da importância de valorizar as diferenças.

Além disso, é essencial que o educador esteja aberto ao diálogo e continue proporcionando atividades que estimulem a reflexão sobre a diversidade, sempre incentivando o respeito mútuo e a valorização das características próprias e das outras pessoas.

Saiba mais ...

Leia mais sobre a BNCC, encontre outras habilidades e sugestões de atividades:

Referências bibliográficas

  • Site do MEC, sobre a BNCC. Para conhecer o site, clique aqui.
  • Documento (em formato PDF) da Base Nacional Comum Curricular – MEC – Brasil. Para ler o documento, clique aqui.

Deixe um comentário