No momento, você está visualizando Habilidade EI02EF06, na BNCC para Educação Infantil
Como referenciar este texto: Habilidade EI02EF06, na BNCC para Educação Infantil . Rodrigo Terra. Publicado em: 30/11/2023. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/bncc/habilidade-ei02ef06-na-bncc-para-educacao-infantil .

Conteúdos dessa postagem

Habilidade EI02EF06

A habilidade EI02EF06 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Educação Infantil está relacionada ao campo de experiências denominado O Eu, o Outro e o Nós. Esta habilidade específica é fundamental para o desenvolvimento das crianças nessa etapa da educação, pois foca na percepção e expressão das próprias emoções e sentimentos, bem como na compreensão das emoções dos outros e no desenvolvimento de relações interpessoais saudáveis.

A habilidade EI02EF06 tem como objetivo principal o reconhecimento e a expressão de sentimentos, necessidades, desejos e opiniões, buscando proporcionar às crianças ferramentas para entenderem suas próprias emoções e também para identificarem e respeitarem as emoções dos outros. Ela incentiva a construção de relações de confiança e empatia, elementos fundamentais para uma convivência saudável e para o desenvolvimento social e emocional das crianças.

Nessa habilidade, as crianças são encorajadas a expressar suas emoções de maneira adequada e a compreender que diferentes pessoas podem sentir emoções diversas em situações similares. Além disso, elas são incentivadas a desenvolver a capacidade de perceber e interpretar expressões faciais, gestos e outros sinais não verbais que revelam emoções, facilitando a compreensão das emoções alheias.

Ao trabalhar essa habilidade, os educadores e cuidadores na Educação Infantil têm a oportunidade de criar um ambiente acolhedor e seguro, no qual as crianças se sintam confortáveis para expressar seus sentimentos, sejam eles alegria, tristeza, raiva, medo, entre outros. Isso promove a construção da autoconfiança e da autoestima, além de contribuir para a construção de relações sociais mais saudáveis e empáticas.

Atividades práticas que envolvam histórias, músicas, dramatizações, jogos e situações do cotidiano são excelentes recursos para trabalhar a habilidade EI02EF06. Por meio dessas atividades, as crianças podem ser estimuladas a identificar emoções em personagens de histórias, representar sentimentos por meio de expressões faciais ou corporais, discutir situações que geram diferentes emoções e aprender estratégias para lidar com tais sentimentos.

Como aplicar esta habilidade em sala de aula

Para aplicar essa habilidade em uma atividade em sala de aula, é fundamental criar um ambiente que promova a interação, a troca de experiências e o desenvolvimento da linguagem oral e escrita de forma lúdica e participativa. Uma atividade que atenda a EI02EF06 precisa ser planejada de acordo com as características e interesses das crianças, proporcionando oportunidades para que elas se expressem de diversas formas.

Uma possibilidade é a realização de um projeto temático que envolva histórias e narrações. Por exemplo, o professor pode selecionar um livro infantil adequado à faixa etária e trabalhar sua história ao longo de algumas semanas. Durante esse período, as crianças podem ser incentivadas a participar ativamente, contando a história em suas próprias palavras, criando desenhos sobre o enredo, dramatizando trechos ou até mesmo reescrevendo partes da história de acordo com sua imaginação.

Outra ideia é promover rodas de conversa sobre temas significativos para as crianças. O professor pode escolher um assunto do interesse do grupo, como animais, família, meios de transporte, entre outros, e conduzir uma discussão estimulante. Durante a conversa, é essencial que o educador estimule a participação de todas as crianças, incentivando a expressão oral, o respeito às opiniões diferentes e o enriquecimento do vocabulário.

Além disso, a atividade pode envolver a criação de murais com palavras-chave relacionadas ao tema discutido, permitindo que as crianças associem imagens e palavras, fortalecendo assim a relação entre linguagem oral e escrita.

É importante ressaltar que o papel do professor nesse processo é fundamental. Ele deve ser um mediador atento, acolhendo as diferentes formas de expressão das crianças, estimulando a comunicação e oferecendo suporte para que elas se sintam confortáveis para expressar suas ideias.

Ao utilizar a habilidade EI02EF06 da BNCC em sala de aula, os educadores têm a oportunidade de promover um ambiente rico em estímulos para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças, contribuindo não apenas para seu crescimento acadêmico, mas também para sua autonomia, criatividade e habilidades sociais.

Saiba mais ...

Leia mais sobre a BNCC, encontre outras habilidades e sugestões de atividades:

Referências bibliográficas

  • Site do MEC, sobre a BNCC. Para conhecer o site, clique aqui.
  • Documento (em formato PDF) da Base Nacional Comum Curricular – MEC – Brasil. Para ler o documento, clique aqui.

Deixe um comentário