No momento, você está visualizando Habilidade EI02EF02, na BNCC para Educação Infantil
Como referenciar este texto: Habilidade EI02EF02, na BNCC para Educação Infantil . Rodrigo Terra. Publicado em: 30/11/2023. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/bncc/habilidade-ei02ef02-na-bncc-para-educacao-infantil .

Conteúdos dessa postagem

Habilidade EI02EF02

A habilidade EI02EF02 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na área da Educação Infantil visa promover o desenvolvimento das crianças, focando na exploração e compreensão do próprio corpo, dos movimentos e das sensações. Essa habilidade está inserida na área de “”Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”” e é fundamental para o desenvolvimento integral dos pequenos.

A EI02EF02 propõe atividades que incentivam as crianças a reconhecerem e explorarem suas capacidades motoras, sensoriais e expressivas, proporcionando oportunidades para que elas se movimentem, percebam as sensações do corpo em diferentes situações e utilizem seu corpo como meio de expressão e comunicação.

No contexto da Educação Infantil, essa habilidade é trabalhada por meio de atividades lúdicas, brincadeiras e experiências sensoriais que permitem às crianças explorarem seus corpos de maneira livre e criativa. Atividades como jogos motores, danças, brincadeiras de equilíbrio, expressão corporal, atividades sensoriais e de coordenação motora são algumas das estratégias utilizadas para estimular o desenvolvimento motor e sensorial das crianças.

Ao oferecer um ambiente propício para que as crianças explorem seus corpos e movimentos, os educadores possibilitam não apenas o desenvolvimento físico, mas também emocional, social e cognitivo. Através dessas atividades, as crianças aprendem a reconhecer e respeitar seus limites, a se expressar de maneira mais eficaz e a interagir com o ambiente e com os colegas.

É importante destacar que o papel do educador é fundamental nesse processo, pois cabe a eles proporcionar experiências significativas e adequadas ao desenvolvimento de cada criança, considerando suas individualidades e ritmos de aprendizagem. Além disso, é necessário criar um ambiente seguro e acolhedor que estimule a exploração e o desenvolvimento das habilidades motoras e sensoriais, sempre respeitando o brincar como forma primordial de aprendizado na infância.

Dessa forma, a habilidade EI02EF02 da BNCC na Educação Infantil é essencial para o crescimento e o desenvolvimento saudável das crianças, permitindo que elas explorem seu corpo, movimentos e sensações de maneira livre, criativa e enriquecedora, contribuindo assim para sua formação integral.

Como aplicar esta habilidade em sala de aula

Para promover essa habilidade em sala de aula, é fundamental criar atividades que estimulem a interação, a comunicação e a expressão emocional das crianças de maneira lúdica e participativa.

Uma atividade interessante para trabalhar a habilidade EI02EF02 pode envolver o uso de brincadeiras que incentivem a comunicação e a expressão de sentimentos. Por exemplo, uma roda de conversa sobre as emoções, usando recursos visuais, como cartazes com faces que representem diferentes sentimentos (alegria, tristeza, raiva, medo etc.). Durante a roda de conversa, o professor pode pedir que cada criança escolha uma face que represente como se sente naquele momento e explique o motivo. Isso permite que elas pratiquem a expressão de suas emoções e também compreendam as emoções dos colegas.

Outra atividade interessante é a contação de histórias. O professor pode selecionar livros que abordem situações emocionais diversas e, após a leitura, promover uma conversa com as crianças sobre as emoções dos personagens, incentivando-as a identificar e discutir os sentimentos presentes na história. Além disso, é possível propor atividades artísticas relacionadas, como desenhos ou pinturas que representem as emoções dos personagens ou das próprias crianças.

A utilização de jogos cooperativos também é uma excelente forma de trabalhar a habilidade EI02EF02. Jogos que envolvam cooperação, como quebra-cabeças em equipe ou jogos de imitação, onde as crianças devem se expressar e interagir para realizar a atividade, promovem o diálogo, a compreensão mútua e a expressão de sentimentos durante o processo de trabalho em grupo.

Para reforçar o aprendizado, é fundamental que o professor esteja atento às interações das crianças durante as atividades, fornecendo feedback positivo, encorajando a expressão e a comunicação emocional, além de promover um ambiente seguro e acolhedor para que as crianças se sintam à vontade para compartilhar seus sentimentos.

É importante ressaltar que a criatividade e a adaptação são essenciais ao desenvolver atividades para trabalhar a habilidade EI02EF02, levando em consideração as características e interesses das crianças, sempre visando promover um ambiente de aprendizado significativo e que estimule o desenvolvimento socioemocional de cada uma.

Saiba mais ...

Leia mais sobre a BNCC, encontre outras habilidades e sugestões de atividades:

Referências bibliográficas

  • Site do MEC, sobre a BNCC. Para conhecer o site, clique aqui.
  • Documento (em formato PDF) da Base Nacional Comum Curricular – MEC – Brasil. Para ler o documento, clique aqui.

Deixe um comentário