No momento, você está visualizando Habilidade EI02EO06, na BNCC para Educação Infantil

Como referenciar este texto: Habilidade EI02EO06, na BNCC para Educação Infantil . Rodrigo Terra. Publicado em: 30/11/2023. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/bncc/habilidade-ei02eo06-na-bncc-para-educacao-infantil .


Conteúdos dessa postagem

Habilidade EI02EO06

A habilidade EI02EO06 da BNCC para a Educação Infantil está centrada no estímulo à expressão artística das crianças. Essa habilidade reconhece e valoriza a linguagem visual como um meio de comunicação primordial na primeira infância. Ao proporcionar oportunidades para que as crianças se expressem livremente por meio de diversas formas de arte, como desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, a habilidade promove o desenvolvimento da criatividade, da sensibilidade estética e da comunicação não verbal.

Quando as crianças têm a chance de explorar diferentes materiais e técnicas artísticas, são incentivadas a desenvolver sua imaginação e habilidades motoras finas. Essas atividades não apenas permitem que expressem suas emoções, pensamentos e percepções de maneira única, mas também as ajudam a compreender o mundo ao seu redor.

Ao realizar trabalhos individuais ou coletivos, as crianças aprendem a colaborar, compartilhar ideias e respeitar as criações dos colegas, promovendo valores de convivência, tolerância e respeito à diversidade desde a tenra idade.

Os educadores desempenham um papel fundamental na promoção dessa habilidade, ao oferecer um ambiente seguro e acolhedor que estimule a experimentação e a expressão livre das crianças. Além disso, ao planejar atividades, é crucial considerar a diversidade de materiais e técnicas, levando em conta as características individuais de cada criança e suas possíveis preferências e habilidades.

O desenvolvimento da habilidade EI02EO06 contribui significativamente para a formação integral das crianças na Educação Infantil, permitindo-lhes explorar sua criatividade, expressar-se livremente e desenvolver habilidades fundamentais para sua vida pessoal, social e futura trajetória educacional.

Portanto, ao proporcionar um ambiente estimulante para as crianças expressarem-se artisticamente, estamos não apenas cumprindo um objetivo da BNCC, mas também oferecendo oportunidades valiosas para o desenvolvimento integral e a construção de uma base sólida para seu crescimento e aprendizado ao longo da vida.

Como aplicar esta habilidade em sala de aula

Ao trabalhar essa habilidade em sala de aula na Educação Infantil, é fundamental criar atividades que estimulem a familiaridade e o uso desses gêneros textuais de maneira lúdica e participativa. Aqui está um exemplo de atividade que pode ser adaptada para crianças de diferentes idades dentro desse contexto:

Atividade: “Explorando Gêneros Textuais na Roda de Histórias”

Objetivo: Desenvolver o reconhecimento e a utilização de diferentes gêneros textuais por meio de atividades interativas e de contação de histórias.

Passo a passo:

1. Introdução:

Comece a aula introduzindo o tema dos diferentes gêneros textuais, explicando de maneira simples e acessível o que são (contos, parlendas, adivinhas etc.) e sua importância na comunicação.

2. Roda de Histórias:

Organize uma roda de histórias, onde cada criança ou grupo de crianças pode trazer um gênero textual diferente para compartilhar com os colegas. Pode-se dar sugestões prévias ou disponibilizar materiais (livros, cartões, imagens) que contenham esses gêneros para que escolham.

3. Exploração e Participação:

À medida que cada criança ou grupo apresenta seu gênero textual, permita que todos participem da exploração. Faça perguntas abertas para estimular a reflexão, como “O que vocês acharam dessa história?”, “Vocês conhecem alguma parecida?”, “O que mais gostaram nesse gênero textual?”.

4. Atividade Criativa:

Após a exploração dos diferentes gêneros, proponha uma atividade criativa, como a criação de um pequeno livro com diferentes gêneros textuais ou a dramatização de uma história em grupo.

5. Reflexão e Encerramento:

Para encerrar a atividade, reúna as crianças para uma reflexão coletiva sobre o que aprenderam, destacando a importância de reconhecer e utilizar diferentes gêneros

textuais na comunicação cotidiana.

Considerações Finais:

Ao conduzir essa atividade, é importante adaptar o nível de complexidade dos gêneros textuais conforme a faixa etária e o desenvolvimento linguístico das crianças. Além disso, incentivar a participação ativa e valorizar as contribuições de cada criança é essencial para o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades propostas pela BNCC.

Ao utilizar a habilidade EI02EO06 da BNCC por meio de atividades como essa, os educadores podem contribuir significativamente para o desenvolvimento integral das crianças, promovendo não apenas a capacidade linguística, mas também o gosto pela leitura, a expressão criativa e a socialização em um ambiente educativo estimulante e inclusivo.

Saiba mais ...

Leia mais sobre a BNCC, encontre outras habilidades e sugestões de atividades:

Referências bibliográficas

  • Site do MEC, sobre a BNCC. Para conhecer o site, clique aqui.
  • Documento (em formato PDF) da Base Nacional Comum Curricular – MEC – Brasil. Para ler o documento, clique aqui.

Deixe um comentário