Como referenciar este texto: Desbravando o Mundo STEAM: Da Imaginação à Realidade – Plano de Aulas para Construção de Maquetes de Edifícios. Rodrigo Terra. Publicado em: 14/11/2023. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/desbravando-o-mundo-steam-da-imaginacao-a-realidade-plano-de-aulas-para-construcao-de-maquetes-de-edificios.
Conteúdos dessa postagem
Neste plano de aulas, vamos explorar a abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) de forma gamificada, envolvendo os estudantes na emocionante jornada de construção de maquetes de edifícios. Esta abordagem não apenas estimula o aprendizado, mas também desenvolve uma série de competências e habilidades valiosas para os alunos do ensino básico.
Objetivos, Competências e Habilidades
Objetivos
- Introduzir os alunos ao conceito de STEAM e sua aplicação no mundo real.
- Desenvolver o pensamento crítico, criatividade e resolução de problemas.
- Promover o trabalho em equipe e a colaboração.
- Reforçar o aprendizado de matemática, ciências e tecnologia de maneira prática e divertida.
- Preparar os alunos para um campeonato para testar suas maquetes de edifícios.
Competências e Habilidades
- Raciocínio lógico e matemático.
- Pensamento criativo e inovação.
- Compreensão dos princípios de engenharia e arquitetura.
- Habilidades em pesquisa e coleta de informações.
- Comunicação e colaboração em equipe.
- Capacidade de planejamento e organização.
Plano de Aulas
Etapa 1: Introdução ao STEAM (2 aulas)
- Explicação do que é STEAM e sua importância.
- Apresentação de exemplos práticos de aplicação do STEAM na vida real.
- Discussão sobre as competências e habilidades a serem desenvolvidas.
Etapa 2: Escolha do Edifício (1 aula)
- Pesquisa sobre diferentes tipos de edifícios.
- Seleção de um edifício para a construção da maquete.
- Coleta de informações sobre o edifício escolhido.
Etapa 3: Planejamento e Design (2 aulas)
- Desenho do projeto da maquete.
- Cálculos de escala e proporções.
- Lista de materiais necessários.
- Divisão de tarefas em equipes.
Etapa 4: Construção da Maquete (4 aulas)
- Construção da estrutura da maquete.
- Detalhamento e decoração do edifício.
- Uso de tecnologia e ferramentas para auxiliar na construção.
Etapa 5: Preparação para o Campeonato (2 aulas)
- Preparação de apresentações sobre o edifício.
- Prática para explicar o projeto de forma clara.
- Treinamento para responder a perguntas dos juízes.
Conteúdos Relacionados
Este projeto abrange diversos conteúdos relacionados às disciplinas STEAM, tornando-o uma experiência educacional rica e interdisciplinar.
Matemática
- Escala e proporções.
- Geometria e medidas.
- Cálculos de áreas e volumes.
Ciências
- Princípios de física envolvidos na construção de edifícios.
- Conhecimento sobre materiais de construção.
Tecnologia
- Uso de ferramentas e tecnologia na construção das maquetes.
- Pesquisa online para coletar informações.
Engenharia e Arquitetura
- Compreensão da estrutura de edifícios.
- Conceitos de design arquitetônico.
Artes
- Expressão criativa na decoração das maquetes.
- Apresentação visual e estética.
Campeonato
O campeonato para testar as maquetes é o clímax deste projeto STEAM gamificado, proporcionando uma oportunidade emocionante para os alunos aplicarem suas habilidades e conhecimentos em um ambiente competitivo e divertido. Vamos detalhar as dinâmicas, testes e possíveis regras para tornar esse evento inesquecível.
Dinâmicas do Campeonato
Apresentação dos Projetos
- Cada equipe terá um tempo designado para apresentar sua maquete e explicar o processo de construção, conceitos arquitetônicos envolvidos e desafios superados.
- As apresentações podem incluir elementos visuais, como slides ou pôsteres, para ilustrar o projeto.
- As equipes serão avaliadas com base na clareza da apresentação, criatividade, originalidade e profundidade de conhecimento demonstrado.
Testes de Precisão
- Os juízes realizarão testes de precisão, onde medirão a conformidade das maquetes em relação às escalas e proporções estabelecidas no projeto original.
- A precisão da construção em relação ao edifício real será avaliada, premiando a equipe que melhor reproduziu os detalhes do edifício.
Desafio de Criatividade
- Um desafio de criatividade pode ser proposto, como a adição de um elemento surpresa, onde as equipes terão que modificar suas maquetes em tempo real.
- A criatividade da equipe em lidar com esse desafio será avaliada.
Aplicação de Conhecimento STEAM
- Os juízes podem fazer perguntas técnicas e conceituais sobre os edifícios construídos.
- As equipes serão avaliadas com base em seu conhecimento das ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática relacionadas ao projeto.
Possíveis Regras
Equipes e Tamanho das Maquetes
- Cada equipe deve ser composta por um número definido de alunos.
- As maquetes devem ter um tamanho máximo e mínimo especificado.
Recursos
- As equipes podem usar apenas os materiais e ferramentas especificados no projeto original.
- Proibições específicas de materiais ou técnicas podem ser aplicadas para promover a criatividade.
Tempo
- O campeonato deve ter um cronograma definido, com limites rigorosos de tempo para cada etapa, incluindo apresentações e testes.
- O tempo gasto na preparação e apresentação deve ser estritamente monitorado.
Comportamento e Ética
- Comportamento desportivo e ético é fundamental. O respeito pelas decisões dos juízes e a colaboração entre equipes são incentivados.
- Qualquer forma de trapaça ou plágio é estritamente proibida.
Premiações
- Melhor Apresentação
- Maquete Mais Precisa
- Maior Criatividade
- Melhor Aplicação de Conhecimento STEAM
- Espírito de Equipe