O que você vai ver neste post:
- Objetivo da Trilha
- Público
- Componentes curriculares
- Materiais utilizados
- Descrição da trilha
- Referências bibliográficas
Objetivo da Trilha
O objetivo desta trilha é apresentar aos docentes da área de Humanidades – em especial os da disciplina de História – como a utilização da ferramenta tecnológica Google Agenda pode ser eficaz e significativa para o ensino das relações entre o tempo e a História (tempo cronológico e tempo histórico).
Público
Professores da área de Humanidades, especialmente os da disciplina de História, e interessados no tema.
Componentes curriculares
Competências Gerais da BNCC: números 1 (conhecimento), 2 (pensamento científico, crítico e criativo), 3 (repertório cultural), 4 (comunicação) e 5 (cultura digital).
Objetos de conhecimento: “A questão do tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre o sentido das cronologias”/ Habilidades: “(EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).”
Objetos de conhecimento: “Formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico”/ Habilidades: “(EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.”
Materiais utilizados
- Qualquer dispositivo, como tablet, computador e/ou celular, com acesso à Internet;
- Ter uma conta no Gmail.
Descrição da trilha
1. Introdução
O ensino das relações entre o tempo e a História faz parte do currículo do 6º ano do Ensino Fundamental e visa mostrar aos alunos que existem duas importantes e distintas perspectivas temporais a serem compreendidas nas sociedades: o tempo cronológico e o tempo histórico.
Dessa forma, visando tornar a aprendizagem significativa para o aluno, esta trilha apresenta a possibilidade de utilização do Google Agenda como ferramenta tecnológica no ensino desses conceitos.
1.1. O tempo cronológico
O tempo cronológico é aquele em que o ser humano faz as marcações através do controle do tempo. Portanto, ele aparece da mesma forma em diversas sociedades.
A princípio o ser humano utilizava-se da análise de fenômenos naturais para fazer esse controle (como a observação dos astros e das fases da colheita), mas com o desenrolar dos anos as marcações passaram a ser feitas por mecanismos como o relógio (convencionou-se marcar 60 minutos para o cumprimento de uma hora) e o calendário (7 dias tem uma semana e 12 meses um ano), por exemplo.
A compreensão do tempo cronológico é, no geral, mais acessível aos alunos do 6º ano justamente por estar mais próximo de sua vivência do que o conceito de tempo histórico. Sendo assim, a utilização do Google Agenda torna-se eficaz por permitir a assimilação do conteúdo através da aprendizagem visual e/ou prática (dependendo das orientações trabalhadas pelo professor), além de possibilitar o contato com culturas de diferentes povos e de estimular a utilização da linguagem tecnológica.
Siga as instruções abaixo para ter acesso ao Google Agenda e aprender como utilizar esta ferramenta no ensino do tempo cronológico.
- Tenha uma conta ativa e logada no Gmail;
- Acesse o site do Google Agenda: https://calendar.google.com/
- Vá à sua página inicial e reitere as informações sobre o calendário gregoriano ou cristão que já utilizamos – isso facilitará a correlação posteriormente (Imagem 1);
4) Nesta segunda etapa, para fazer uma comparação com os calendários correspondentes a outras culturas, é necessário alterar as configurações do Google Agenda.
Seguem as informações (Imagens 2 A 5):
Imagem 5
5) Volte à página inicial e a atualize também;
6) Em seguida, explore as informações sobre o calendário islâmico no seu Google Agenda (Imagem 6)
7) Ressalte nesta página (a partir de um print screen) os dias do calendário islâmico que correspondem aos da nossa semana (ambas possuem 7 dias) – e, se possível, insira os nomes originais de cada um (Imagem 7);
Imagem 7
8) Faça o mesmo com os 12 meses do ano (Imagem 8);
9) Ao encerrar esta parte da trilha os alunos compreenderão o conceito de tempo cronológico, haja vista que farão uma análise comparativa desta forma de contagem de tempo em sociedades distintas.
Ademais, conhecerão aspectos culturais de outros povos e explorarão uma importante ferramenta tecnológica.
*Sugestão de atividade prática: solicitar aos alunos a mesma comparação com os dias e meses do calendário hebraico – assim, concluirão que nele também há 7 dias e 12 (ou 13) meses.
**Caso o professor queira aprofundar o assunto, vale a pena explorar as diferenças entre os calendários solares (como o cristão) e lunares (como o islâmico).
1.2. O tempo histórico
O tempo histórico é o tempo construído por cada sociedade, levando em consideração aspectos como a cultura, a história e a tradição de cada uma delas. Neste tempo, a sociedade em questão cria e comemora os seus próprios eventos e acontecimentos – que são, portanto, ímpares.
A exemplo disso tem-se os diferentes calendários, que possuem o seu evento inicial (inaugurando o “ano 1”) resultante de um acontecimento cultural/histórico/religioso marcante. Dessa forma, na atualidade, muitas sociedades encontram-se em anos diferentes.
Entender esse conceito e visualizar a possibilidade de sociedades diferentes viverem hoje nos anos 2020 (calendário cristão), 1441 (calendário islâmico) e 5780 (calendário hebraico) pode ser confuso, a princípio, para um aluno do 6º ano.
Nesse contexto, a utilização da ferramenta Google Agenda favorece a possibilidade de uma aula expositiva, interativa e prática, tornando a aprendizagem significativa para o aluno.
A partir dos passos abaixo você poderá inserir esta ferramenta na sua aula:
- Tenha uma conta ativa e logada no Gmail;
- Acesse o site do Google Agenda: https://calendar.google.com/
- No canto superior esquerdo da tela há informações importantes sobre o calendário cristão – vigente em nossa sociedade. Vale começar a explicação por aí (Imagem 9);
Siga as “imagens 2 a 5” do tópico anterior para configurar o calendário islâmico (ou outro escolhido) no seu Google Agenda.
Veja os dados sobre o calendário islâmico e trabalhe com as informações fornecidas, como na imagem (IMAGEM 10);
3) Esta trilha torna a aprendizagem visual ao mostrar para os alunos, através da ferramenta Google Agenda, que ambos os calendários estão em vigor ao mesmo tempo – embora estejam em anos diferentes.
4) Além disso, auxilia o professor na explicação de que a diferença dos anos em que as sociedades encontram-se não está relacionada ao atraso ou ao desenvolvimento, mas ao momento em que cada sociedade iniciou a contagem do seu “ano 1” – os cristãos a partir nascimento de Cristo e os islâmicos a partir da Hégira (migração de Maomé da cidade de Meca para a cidade de Medina);
*Sugestão de atividade prática: Solicitar aos alunos que levantem informações através de pesquisa sobre o calendário hebraico e utilizem a ferramenta Google Agenda para explicar as correspondências com o calendário cristão.
**O professor pode inserir mais informações sobre o tema e utilizar recursos complementares na aula em questão.
Referências bibliográficas
BARROS, José D’Assunção de. O tempo dos historiadores. Vozes: Petrópolis, 2013.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
Redes Sociais da Prô Vivian:
Como referenciar este post: A utilização do Google Agenda no ensino das relações entre o tempo e a História. Vivian Montezano. Publicado em: 1/6/2020. Link da postagem: (http://www.makerzine.com.br/educacao/a-utilizacao-do-google-agenda-no-ensino-das-relacoes-entre-o-tempo-e-a-historia/).