Aqui em São Paulo, é muito comum dizermos:
– “Vamos marcar …”
Relacionado a marcar na agenda um encontro, porém, raramente esse encontro acaba acontecendo.
Outro dia, resolvi ligar para um amigo e combinar um encontro.
Agendamento um horário para o nosso encontro e pronto!
No dia agendado, saí de casa e fui até a casa do meu amigo. Só não esperava que ele teria EXATAMENTE a mesma ideia que a minha, mas no sentido contrário, indo parar na minha casa!
Obviamente que não nos encontramos.
Em uma segunda tentativa, conseguimos corrigir esse detalhe, e então saí para encontrá-lo.
Porém, apesar de combinarmos o local do encontro, o horário não havia sido acordado, e eu o encontrei durante suas aulas da faculdade.
Obviamente que eu não queria atrapalhar seus estudos e fui embora.
À partir desse dia, eu passei a deixar um bilhetinho próximo ao meu celular, com o intuito de nunca mais me esquecer de duas importantes informações:
Para me lembrar que as duas condições essenciais para encontrar alguém é saber ONDE e QUANDO.
Em outras palavras, para se encontrar alguém é preciso estar em um mesmo lugar que essa pessoa, no mesmo instante de tempo.
Do ponto de vista físico, são somente essas duas condições que definem um encontro, tanto faz se forem dois amigos ou uma colisão entre dois carros. Não há distinção para a Física.
Essas duas condições de encontro servem para quaisquer tipo de movimentos, incluindo Movimentos Uniformes (MU) e Movimentos Uniformemente Variados (MUV).
Então, só pra não esquecer:
Não se esqueça de deixar um bilhetinho ao lado do seu telefone, também!
Como referenciar este post: O método científico.Rodrigo R. Terra. Publicado em: 25/08/2022. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/fisica/encontros-em-movimento-uniforme-mu-bl-004-aula-0021.