No momento, você está visualizando As 7 Unidades Fundamentais do Sistema Internacional


O que você vai ver neste post:

 

Pés do Terra

E se eu inventasse uma nova unidade de medida de distância, chamada “pés do Terra” e a usasse para realizar medições durante os meus dias?

 

 

Você acha que teríamos algum problema em usar esta unidade?

Eu acredito que sim, pelo simples fato de que eu seria a única pessoa no mundo a conhecer esta unidade.

Na verdade, agora que você já sabe dela, seríamos apenas nós! Esse fato tornaria o uso desta unidade pouco eficiente, não concorda?

 


E você, já pensou em criar a sua própria unidade de medida?


 

Quando uma unidade se torna popular, vou pegar como exemplo a “dúzia”, cada vez mais pessoas passam a utilizá-la, fazendo-a se tornar mais popular ainda!

Em nosso dia a dia é extremamente comum utilizarmos a unidade dúzia para contarmos ovos, porém nada lhe impede de utilizá-la para comprar ou pães, ou lápis coloridos, ou qualquer outro objeto que pode ser agrupado de 12 em 12 unidades.

Já pensou se todas as pessoas, de todos os países do mundo, utilizassem as mesmas unidades de medidas?

É por isso que o Sistema Internacional de Unidades foi criado!

Carinhosamente apelidado de S.I., este sistema foi criado em 1960, durante a 11ª Conferência Geral de Pesos e Medidas, exatamente com o intuito de padronizar as unidades de e facilitar a compreensão de dados trocados entre países diferentes.

 

Basicamente falando, o ato de medir está diretamente relacionado com fazer comparações.

No exemplo acima, o lápis tem 13,5 cm, ou seja, o lápis é 13,5 vezes maior do que a unidade utilizada, centímetros.

As comparações, ou melhor, as medições permeiam todas as áreas de conhecimento e fazem parte da humanidade desde o seu início, só para citar alguns exemplos:

  • Contagens de anos e séculos, em História,
  • Dimensões de objetos em plantas baixas, em Arquitetura e Design de Interiores,
  • Intervalos de tempo, em Esportes,
  • Crescimento populacional, em Geografia, Economia e Biologia,
  • Definição de calendários para plantações, em Agronomia ou Agroecologia,
  • e muitos outros exemplos …

A importância da medida é incalculável, porém é preciso padronizar seu modo de ser feito.

Imagine medir um lápis com a nossa unidade “pés do Terra”?

Além de não ser muito preciso, não iria fazer sentido algum para a grande maioria da população mundial!

 

Unidades fundamentais do SI

Por isso, vamos voltar ao S.I., temos 7 unidades fundamentais, que são unidades que servem de base para criarmos outras unidades, são elas:

 

metro (m) – Unidade do S.I. para a medição da grandeza comprimento. Segundo a Sociedade Brasileira de Metrologia e a Sociedade Brasileira de Física: “Se define ao fixar o valor numérico da velocidade da luz no vácuo, c, em 299 792 458, quando se expressa a unidade em m.s-1.

 

kilograma (kg) – Unidade do S.I. para a medição da grandeza massa. Desde 20 de maio de 2019, o kilograma é definido em função da constante de Planck (h), utilizando uma balança, chamada de balança de Kibble. Segundo a Sociedade Brasileira de Metrologia e a Sociedade Brasileira de Física: “seu valor será estabelecido fixando-se o valor numérico da constante de Planck, h, exatamente igual a 6,626 070 15 × 10-34 quando expresso em unidades do SI, m2·kg·s-1, que é igual a joule segundo (J·s).

 

segundo (s) – Unidade do S.I. para a medição da grandeza tempo. Segundo a Sociedade Brasileira de Metrologia e a Sociedade Brasileira de Física: “A definição do segundo foi reescrita ao se fixar o valor numérico da frequência de transição hiperfina do estado fundamental não perturbado do átomo de césio 133, em 9 192 631 770, quando se expressa a unidade em Hz, igual a s-1.

 

ampere (A) – Unidade do S.I. para a medição da grandeza corrente elétrica. Segundo a Sociedade Brasileira de Metrologia e a Sociedade Brasileira de Física: “seu valor será estabelecido fixando-se o valor numérico da carga elementar, e, exatamente igual a 1,602 176 634 × 10-19, quando se expressa a unidade em coulombs (C), igual a A·s,

 

kelvin (K) – Unidade do S.I. para a medição da grandeza temperatura. Segundo a Sociedade Brasileira de Metrologia e a Sociedade Brasileira de Física: “seu valor será estabelecido fixando-se o valor numérico da constante de Boltzmann exatamente igual a 1,380 649 ×10-23 quando expresso em unidades do SI, m2·kg·s-2·K-1, que é igual a (J·K-1).

 

mol (mol) – Unidade do S.I. para a medição da grandeza quantidade de substância. Segundo a Sociedade Brasileira de Metrologia e a Sociedade Brasileira de Física: “seu valor será estabelecido fixando-se o valor numérico da Constante de Avogadro (NA) exatamente igual a 6,022 14076 × 1023 quando expresso em unidades do SI, mol-1.

 

candela (cd) – Unidade do S.I. para a medição da grandeza intensidade luminosa. Segundo a Sociedade Brasileira de Metrologia e a Sociedade Brasileira de Física: “Se define ao fixar o valor numérico da eficácia luminosa da radiação monocromática de frequência 540 x 1012 Hz, quando se expressa a unidade em lm.W-1, igual a cd.sr.kg-1.m-2.s3.

 

São estas 7 unidades básicas do S.I. que geram todas as outras unidades utilizadas.

É, eu sei que a maioria das unidades citadas acima não fazem parte do nosso cotidiano, porém o foco do S.I. é voltado para a Ciência.

 

Para saber mais

  • O novo Sistema Internacional de Unidades (SI)” – Sociedade Brasileira de Metrologia e Sociedade Brasileira de Física. Para ler o artigo, em PDF, clique aqui.
  • Aprovada a nova definição universal do quilograma” – El País. Para ler o artigo, clique aqui.
  • À partir de hoje o quilograma não é mais o mesmo” – Sociedade Brasileira de Física. Para ler o artigo, clique aqui.

 

Quadro resumo

 


Como referenciar este post: As 7 Unidades Fundamentais do Sistema Internacional (Resumo). Rodrigo R. Terra. Publicado em: 07/06/2022. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/fisica/as-7-unidades-fundamentais-do-sistema-internacional-resumo-bl-002-aula-0004/.

Deixe um comentário