O que você vai ver neste post:
O que é Kanban?
O termo “Kanban” é de origem japonesa, e significa “quadro visual”. Na prática, o Kanban é uma metodologia que se propõe a organizar, visualmente as tarefas atreladas a um projeto. Um ponto interessante é que tanto no contexto educacional, quanto no contexto profissional, podemos trabalhar com projetos, logo, essa metodologia passa a fazer muito sentido para muitas pessoas e para diversos projetos.
Veja o quadro abaixo:
Essa organização visual, faz com que todas tarefas que serão feitas, que estão sendo feitas e as já finalizadas, sejam facilmente vistas e compreendidas.
Utilizamos Kanban, quando precisamos:
- De uma rápida compreensão visual dos detalhes do trabalho e informações sobre as tarefas.
- Facilitar as transferências entre as partes interessadas ou entre membros da equipe que trabalham em tarefas relacionadas.
- Ajudar a capturar métricas e melhorar os fluxos de trabalho.
Como utilizar em sala de aula
O uso é muito simples.
Você utiliza um quadro, separado por três grandes áreas. A primeira pode se chamar “Tarefas a serem feitas” ou somente “Tarefas”. A segunda área pode ser nomeada como “Sendo feito” ou “Em andamento”. Já a terceira grande área pode ser nomeada como “Tarefas concluídas” ou “Finalizadas”
Você precisará utilizar cartões. Essas notinhas de papel com cola, uma marca bem conhecida é o Post-it. Em cada cartão, você deve incluir as tarefas que precisam ser feitas para concluir seu projeto.
Como existem diversas cores para os post-its, você pode utilizar esse recurso para adicionar um nível extra na quantidade de dados apresentados. A cor de cada cartão pode mostrar a importância daquela tarefa para a conclusão do projeto, ou até mesmo a complexidade da tarefa. Basta definir junto aos alunos.
Pronto, agora, todos os cartões, contendo cada uma das tarefas, estão na área de “Tarefas”. Quando você atribuir uma tarefa a um aluno, basta colocar o nome desse aluno no post-it e a data quando a tarefa deve ser entregue.
À partir do momento em que uma tarefa é atribuída a uma pessoa, esse cartão deve passar para a área de “Sendo feito”.
Assim que a tarefa for finalizada, basta mover o cartão para a área de “Finalizadas”.
Acabaram as tarefas?
Sem problemas, ou o seu projeto foi concluído ou você pode criar novas tarefas e recomeçar o ciclo.
Boas práticas com os cartões
Na parte da frente dos cartões:
- Título e identificador exclusivo: certifique-se de ter uma referência rápida para tarefas e números de identificação.
- Descrição do trabalho: Descreva brevemente a tarefa a ser realizada. Lembre-se de que isso deve ser capturado em algo não maior que um cartão de índice.
- Estimativa de esforço: Estime a quantidade de trabalho necessária para concluir a tarefa. Por exemplo, você pode escrever “pequeno”, “médio” ou “grande” para indicar o nível de esforço que você acha que essa tarefa envolverá.
- Quem é designado para a tarefa: Indique quem é responsável por concluir a tarefa; idealmente, uma pessoa por cartão.
Nas costas dos cartões:
- Data de início: inclua a data de início da tarefa para uso em métricas, rastreamento e garantia de que sua estimativa de tempo seja precisa.
- Dias bloqueados: Indique em quais dias sua tarefa pode ser interrompida. Uma tarefa pode ser bloqueada se não puder continuar a ser trabalhada. Por exemplo, se você deveria receber uma entrega e ela ainda não foi entregue, seu dia pode ser bloqueado para essa tarefa específica.
- Data de término: como em qualquer plano, é importante acompanhar quando a tarefa deve ser concluída. Isso permite que você garanta que seu projeto ainda esteja no caminho certo para atingir o objetivo final.
Aplicações gratuitas
Vou deixar aqui duas recomendações de sites, gratuitos que podem ser compartilhados com seus alunos, ou simplesmente serem apresentados com um projetor.
Trello é um aplicativo gerenciador de projetos. Se você gosta de Post-it esse aplicativo vai ser bem intuitivo. Compartilhe seus quadros, com seus alunos!
O Metro Retro é um site que disponibiliza, gratuitamente diversos tipos de quadros. É possível criar sua conta à partir de uma conta Gmail. Compartilhar quadros e adicionar colaboradores.
Para saber mais sobre o Trello, leia:
8 Aplicativos para se organizar mais e melhor
Você acha que o Kanban seria útil para fazer a gestão de um projeto educacional?
Deixe seus comentários e dúvidas por aqui.
Como referenciar este post: Kanban – Uma ferramenta visual para gerenciar as tarefas da sua sala de aula. Rodrigo Rissetto Terra. Publicado em: 25/02/2022. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/kanban-uma-ferramenta-visual-para-gerenciar-as-tarefas-da-sua-sala-de-aula/.