O que você vai ver neste post:
O que é feedback
Uma boa tradução da feedback é retroalimentação, o termo feed, do inglês significa alimentar e o termo back, significa de volta / retorno. No contexto prático, portanto, pode ser entendida como “o retorno de uma avaliação sobre uma atividade ou de um processo”.
O feedback não é um monólogo, mas sim uma conversa, para que ambos os lados se entendam. Mais especificamente, no contexto educacional, o feedback é uma orientação para nossos alunos, ou até para os professores. É possível que essas orientações venham de você, como Professor/a, ou até mesmo de outros alunos, se a dinâmica da sua aula permitir. Da mesma forma que é possível que os feedbacks sejam recebidos por você, vindos dos seus alunos ou mesmo de outros professores.
Não devemos encarar essa ação como uma crítica negativa ou bronca, mas sim, como algo construtivo que nos ajuda a refletir sobre uma atividade e nos conduz para uma melhoria das nossas soft skills. Porém, o sucesso do feedback depende de ambos os alados envolvidos, mas também da relação entre esses dois lados.
Lembre-se de tentar ser o mais claro possível em suas colocações, caso esteja fornecendo esse feedback. Tome cuidado para não ser ofensivo ou vago demais. Se estiver recebendo, lembre-se de praticar uma escuta ativa, anotar e refletir sobre o que foi apresentado.
A comunicação é uma das soft skills mais importantes em nosso meio, devendo ser muito praticada, para que se torne cada vez mais efetiva. Se não for bem utilizada, podemos causar o efeito contrário e acabar desmotivando quem recebe o feedback. Nesse sentido, tente trazer exemplos do que aconteceu, assim a compreensão se torna mais notável.
Para saber mais sobre as soft skills, leia: O que são Hard Skills e Soft Skills. Algumas possibilidades de desenvolvimento em sala de aula“
Se o feedback for positivo, tome cuidado para não deixá-lo “subir à cabeça”, então, destaque os pontos positivos, mas lembre-se sempre de deixar claro que tais pontos devem continuar sendo trabalhados.
Por exemplo: “Parabéns pelo desempenho. Você trabalhou muito bem sobre os temas do trabalho, principalmente quando falou sobre a parte 1 e 3. Nelas, você conseguiu deixar claro as principais características do seu projeto. Continue assim!“.
Se o feedback for negativo, novamente é preciso entender que não estamos dando uma bronca ou desmerecendo o trabalho desenvolvido, portanto cuidado e empatia são sempre bem-vindos nesse momento.
Por exemplo: “Nas partes 2 e 4 do seu trabalho você não atingiu os objetivos pedidos. Quais foram as dificuldades que encontrou? O prazo foi suficiente? Que tal pensarmos em um novo prazo para focar nessas partes?“.
Dar ou receber feedback deve ser uma prática constante em nosso ambiente, o que só aumenta o engajamento entre os envolvidos.
Uma boa possibilidade é desenvolver feedbacks em grupos, utilizando a dinâmica dos 3Q´s.
Dinâmica dos 3 Q´s
Esta dinâmica consiste em responder a 3 pontos importantes ao final de um ciclo, ou os 3Qs: Que bom, Que pena e Que tal.
Ela pode ser feita individualmente ou em grupo. Particularmente, prefiro em grupo, mas é só minha opinião.
- Que bom: Aqui, será onde destacaremos os pontos fortes do projeto ou da atividade finalizada.
- Que pena: Aqui, será onde destacaremos os pontos do projeto ou da atividade que precisam ser melhoradas.
- Que tal: Aqui, colocaremos sugestões de ampliação do projeto ou da atividade.
Para facilitar essa dinâmica, fiz um quadro separando cada um dos Qs.
Ao compartilharmos esse quadro com nossos alunos, é possível abrir para trabalharmos de forma colaborativa.
Cada participante deve colocar um cartão, em outras palavras, uma nota, contendo suas opiniões ou sugestões.
Uma opinião ou sugestão por cartão.
No Retro Metro, os cartões são adicionados, mas não revelados. Isso quer dizer que você pode pedir para que os participantes escrevem seus cartões, e só depois de finalizar esse passo, revelar cada um deles.
Após o momento de revelação, você escolher comentar cada nota ou abrir para discussões.
Se preferir, é possível abrir mais um momento para votação, ou seja, os participantes escolhem com mais votos, aquelas notas que são mais relevantes ao projeto ou para a atividade finalizada.
Ao final, basta reunir cada ponto importante no quadro de feedback e definir uma ação para os próximos passos!
Veja como fica o quadro com as notas
Veja como fica o quadro após ser utilizado:
Conheça o Metro Retro
Retro Metro é uma ferramenta online e gratuita. Para conhecer mais sobre o Retro Metro, clique aqui.
Como referenciar este post: O que é Feedback + Dinâmica dos 3Q´s. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 29/11/2021. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/o-que-e-feedback-dinamica-dos-3qs/.
Excelente conteúdo!