O que você vai ver neste post:
Objetivo
Desenvolver um jogo com a mesma estrutura básica do conhecido jogo Pacman.
O Pacman foi desenvolvido por Tōru Iwatani, funcionário da Namco e lançado em 22 de maio de 1980.
Ele consistem em andar por um labirinto, comendo o máximo de pastilhas e frutas (fornecem pontos), sem tocar nos fantasmas.
Desenvolvimento do jogo
Para desenvolvermos esse jogo, levaremos em consideração as seguintes regras:
- Aumentar a pontuação quando o Pacman comer as frutas,
- Reduzir a pontuação quando o Pacman colidir com os fantasmas,
- A boca do Pacman deve permanecer abrindo e fechando durante todo o tempo
Com isso, nossa programação seguirá a seguinte lógica:
INÍCIO
- Definir o Sprite do Pacman,
- Definir os Sprites dos Fantasmas,
- Definir os Sprite das Frutas,
- Definir o mapa,
- Ao iniciar o jogo o Pacman deve ter a barra de status de vida completa (100 pontos),
- Ao encostar em um fantasma, perde-se 5 pontos,
- Ao perder todos os 100 pontos de vida, o jogo se encerra com derrota,
- Ao encostar em uma fruta, ganha-se 20 pontos e depois a fruta deve sumir,
- Ao comer as 3 frutas o jogo se encerra com vitória,
- Cada interação deverá apresentar um som diferente.
FIM
Definindo o Sprite do Pacman, com animação:
O Sprite do Pacman fiz diretamente pelo editor, da seguinte forma:
Definindo o Sprite dos Fantasmas:
Os sprites dos fantasmas fiz diretamente pelo editor de Sprites, apenas mudando a cor de cada um dos fantasmas, como segue:
Definindo os Sprites das Frutas:
Escolhi cada uma das frutas diretamente na galeria de sprites do próprio MakeCode Arcade:
Definindo o mapa:
Para editar o mapa, basta clicar sobre a imagem que aparece logo após o “to”:
Definindo a barra de status de vida:
E o resultado pode ser visto sobre o nosso personagem principal, Pacman:
Definindo as interações (com som) do Pacman com os Fantasmas:
Definindo o fim do jogo (com som), quando a vida do Pacman (100 pontos acaba):
Definindo as interações com as frutas (com som):
Definindo o fim do jogo (com som), como vitória (ao comer 3 frutas):
Esses blocos de código são os fundamentais para o funcionamento do jogo, caso você queira implementar outras soluções, sinta-se à vontade para criar!
Veja o passo a passo:
Resultado e simulação
Veja como ficou o jogo, basta interagir com a simulação abaixo:
Doodle do Pacman
Esse Doodle foi lançado para comemorar o 30º aniversário do lançamento do jogo. Para acessar e jogar o Pacman do Google, basta clicar aqui.
E ai, esse jogo entraria no seu contexto de aula? Comente aqui!
Como referenciar este post: Jogo do PacMan com MakeCode Arcade. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 22/11/2021. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/jogo-do-pacman-com-makecode-arcade/.