Como referenciar este post: Projeto Querino e o protagonismo negro na História do Brasil. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 31/01/2023. Link da postagem: https://www.makerzine.com.br/educacao/projeto-querino-e-o-protagonismo-negro-na-historia-do-brasil.
Conteúdos dessa postagem
O que é o Projeto Querino?
O projeto Querino é um podcast que se propõe (e cumpre) a contar explicar o Brasil atual, sub um olhar afrocentrado. A equipe, conta com mais de 40 profissionais.
São 8 episódios e um extra, em cada episódio um tema principal é abordado e aprofundado. Muitas referências importantíssimas são apresentadas.
Aqui deixo minha percepção: Não conhecemos NADA da nossa própria história. Não conhecemos NADA daqueles que vieram antes de nós, o que pensavam e o que passavam. Esse trabalho é extremamente necessário para entendermos e criarmos uma identidade brasileira, acabando de vez com a síndrome de vira-lata que envolve nossa percepção de que o que vem de fora deve ser valorizado. Eu recomendo seu uso para fins didáticos, com o intuito de ampliar nossas percepções e raízes de onde vivemos.
Quem desenvolveu o projeto?
O Projeto Querino foi desenvolvido pelo jornalista e professor Tiago Rogero, nascido em Belo Horizonte, em 1988.
Alguns dos seus trabalhos no meio digital, são:
Criador do Projeto Querino, idealizador e apresentador do podcast Vidas Negras e Negra Voz.
Conheça mais o Tiago Rogero, entrevistado por Carlos Alberto Medeiros, em 2019.
De onde vem o nome Querino?
O nome escolhido por Tiago Rogero, para ser o nome do projeto, vem do intelectual Manuel Raimundo Querino (1851 – 1923).
Querino foi jornalista, professor e abolicionista. Em 1918 publicou: “O colono preto como fator da civilização brasileira”.
Segundo a editora P55:
“Manuel Raimundo Querino nasceu em 28 de julho de 1851, em Santo Amaro da Purificação, na Bahia, e morreu em 14 de fevereiro de 1923, em Salvador. Intelectual, abolicionista e republicano, é o primeiro afro-brasileiro a publicar a história da cultura afro-brasileira. Escreveu além de “A raça africana e os seus costumes na Bahia”, “A arte culinária na Bahia”, “A Bahia de outrora”, “O colono preto como fator da colonização brasileira”, “Os homens de cor preta”, “Candomblé de caboclo”, “Bailes Pastoris”, “As artes na Bahia”; “Desenho linear nas classes elementares”; “Elementos de desenho geométrico”; “Artistas Baianos”; obras essenciais ao conhecimento da formação do povo brasileiro, …”
Aninha Franco, Coordenadora da coleção A/C\Brasil – AutoConhecimento Brasil, apresenta o livro, como segue:
“No período em que viveu e construiu essa obra, referência perene dos costumes afro-baianos, da gastronomia e das artes visuais baianas no século 19, Querino conviveu com a escravidão; com a política publica imperial, luso-brasileira, de europeização e/ou desafricanização do País; e com o racismo. Por isso, as criações, mais que antropológicas ou históricas, foram atos de bravura contra a indiferença, o racismo e a hostilidade que ainda turbam as relações humanas no País. Suas fontes, africanos escravizados ou libertos, humanos respeitáveis, idosos, desinibidos diante do semelhante, nos presentearam com um universo que, dificilmente, emergiria por outros portais. O Brasil acadêmico já considera Querino sua fonte, mas é preciso que o Brasil mundano que ama a gastronomia, as artes visuais, o candomblé, os pensadores, a ousadia, consuma esta obra. Seu consumo é a melhor vingança contra a indiferença, o racismo e a hostilidade que, um dia, tentaram barrar Querino.”
Episódios
São 8 episódios principais e um extra.
- A grande aposta, link para ouvir o episódio 01: https://projetoquerino.com.br/podcast-item/a-grade-aposta/
- O pecado original, link para ouvir o episódio 02: https://projetoquerino.com.br/podcast-item/o-pecado-original/
- Chove chuva, link para ouvir o episódio 03: https://projetoquerino.com.br/podcast-item/chove-chuva/
- O colono preto, link para ouvir o episódio 04: https://projetoquerino.com.br/podcast-item/o-colono-preto/
- Os piores patrões, link para ouvir o episódio 05: https://projetoquerino.com.br/podcast-item/os-piores-patroes/
- A cor dos faraós, link para ouvir o episódio 06: https://projetoquerino.com.br/podcast-item/a-cor-dos-faraos/
- Salve-se quem puder, link para ouvir o episódio 07: https://projetoquerino.com.br/podcast-item/salve-se-quem-puder/
- Democracia, link para ouvir o episódio 08: https://projetoquerino.com.br/podcast-item/democracia/
- Extra: Água e fogo, link para ouvir o episódio extra: https://projetoquerino.com.br/podcast-item/extra-agua-e-fogo/
Saiba mais ...
- Termos racistas que devemos cortar do nosso vocabulário. Globo. Para acessar o texto, clique aqui.
- Racismo: como a educação brasileira acentua desigualdade racial e apaga os heróis negros da história do Brasil. Daniele Madureira, BBC News Brasil. 21 de novembro de 2020. Para acessar o texto, clique aqui.
- Racismo Institucional. Governo do Paraná. 17 de novembro de 2016. Para acessar o vídeo, clique aqui.
- O colono preto como fator da civilização brasileira. coleção A/C\Brasil – AutoConhecimento Brasil. Para comprar a obra, clique aqui.
- Página do Tiago Rogero. Para acessar a página, clique aqui.
- Página do Projeto Querino. Para acessar a página, clique aqui.