Como referenciar este texto: OKRs, uma metodologia de gestão para que todo o time caminhe no mesmo sentido. Rodrigo Rissetto Terra. Publicado em: DIA/MÊS/ANO. Link da postagem: okr-uma-metodologia-de-gestao-para-que-todo-o-time-caminhe-no-mesmo-sentido.
Conteúdos dessa postagem
O que é OKR?
OKR é o acrônimo em inglês para “Objetive and Key Result“, traduzido para o português, como “Objetivo e Resultado chave”.
Toda organização tem um propósito, uma missão, e as OKRs são um excelente veículo para transformar esse propósito em ação. Logo, temos aqui um modelo de gestão de desempenho com foco nos resultados.
O Objetivo (O, de OKR) representa “o que” podemos ou queremos fazer. Ele determina o que precisamos atingir, para que nossa jornada seja considerada de sucesso.
Pense no curto prazo, algo em torno de 30 a 90 dias.
Por exemplo, vamos imaginar que no nosso bairro exista um coletivo de vendas de frutas e legumes orgânicos.
As pessoas envolvidas na administração do local gostariam de:
- Objetive 1: Ampliar as vendas de seus produtos,
- Objetive 2: Reduzir o tempo de entrega de seus produtos.
Pronto, já temos nossos objetivos definidos.
Vamos agora pensar no Resultado Chave(KR, de OKR), que representam o “como” nosso objetivo pode ser cumprido.
Para termos uma boa OKR, precisamos que nossos resultados chaves sejam mensuráveis (podemos medir seu progresso) e realizáveis (seja possível de realizá-lo).
Não adianta definirmos um OKR de aumentarmos o alcance das nossas mídias digitais, sendo que não conseguimos medir esse “aumento”. Não adianta definirmos um OKR de triplicarmos as vendas do nosso comércio, em 2 semanas, dado que não é realizável. Dessa forma, criaremos um cenário não favorável para nossa equipe, um cenário contrário à motivação, gerando frustrações, portanto, é importante definir seus OKRs com cuidado, levando em consideração o contexto onde estão sendo utilizadas.
Vamos melhorar esses objetivos.
- Objetive 1: Ampliar as vendas de seus produtos,em 20% em 3 meses:
- Key Result 1: Fazer parcerias com os principais restaurantes do bairro, pelo menos 5 parcerias.
- Key Result 2: Melhoria da qualidade do material de divulgação do coletivo, mostrando como esse forma de comércio incentiva o trabalho de pequenos produtores.
- Objetive 2: Reduzir o tempo médio de entrega de seus produtos para 24h, em 2 meses.
- Key Result 1: Contratar entregadores que circulam pelo bairro de bicicletas.
- Key Result 2: Desenvolver e implantar um drive-through, com incentivo de desconto para os clientes que quiserem retirar seus próprios pedidos.
Pronto, agora, cada objetivo tem suas metas mais bem definidas. São essas ações que irão ajudar a cumprir cada um dos objetivos.
Como criar bons OKRs
Saber criar boas OKRs é essencial para conseguir focar nas ações que podem ajudar seu negócio a escalar.
OKRs representam as mudanças significativas que você deseja ver em suas equipes e organização. Eles devem ter detalhado os critérios de sucesso, o que auxilia na orientação do time. Por esse motivo é que OKRs devem ser abertas para todas as equipes da sua organização.
Transparência é uma característica fundamental para as OKRs. Sem isso, sua equipe não saberá para onde deve focar seus esforços.
3 características importantes para definir Objetivos
Exitem 3 outras características que te ajudarão a saber se seus Objetivos são bons ou não, são eles:
- Significativo: Ele articula uma prioridade alta e fornece uma direção clara.
- Audacioso: Estimula o seu time a fazer o que você almeja, como líder.
- Inspirador: Memorável e empoderador para cada um dos envolvidos com o projeto, no seu time.
3 características importantes para definir Resultados Chaves
Existem 3 características que te ajudarão a saber se seus Resultados Chaves são bons ou não, são eles:
- Específico e com prazo: Parâmetros bem definidos e com prazos para evitar confusões ou ambiguidades.
- Agressivos e mesmo assim realistas: Estimular com desafios sua equipe, faz parte das OKRs e deixará todos motivados. Lembre-se de ser realista e adequar seus OKRs ao seu contexto.
- Mensurável e verificável: Se você não mede, não tem controle, se não tem controle, não sabe se suas ações são boas ou não.
Todas essas características se transformarão em combustível para que você e sua equipe tenham uma jornada bem-sucedida, com resultados esperados.
Referências
- TED Talk: “Porque é que o segredo do sucesso é definir os objetivos certos”. John Doerr. para acessar, clique aqui.
- Avalie o que importa: Como o Google, Bono Vox e a Fundação Gates sacudiram o mundo com os OKRs. John Doerr. Para saber mais,
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