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O que você vai ver neste post:

 

 

Objetivo

O objetivo deste post é o de desenvolver um jogo no estilo Corrida sem fim, utilizando com personagem o Gato Scratch.

 


Caso queira se aprofundar ou dar os primeiros passos com o Scratch, deixo como sugestão a leitura do post: “Primeiros passos com o Scratch“.


 

Personagens – Sprites

Para montar o nosso jogo iremos precisar de alguns “Sprites” ou imagens dos personagens. São eles:

  • Chão – para servir de apoio para o Gato Scratch.

  • O Cenário de fundo – para criar o efeito de paralaxe, durante o movimento do gato na corrida. Vamos duplicá-lo, criando o Cenário01 e o Cenário 02.

  • O vilão do nosso jogo, que será o obstáculo que teremos que desviar.
  • O Gato Scratch, nosso personagem principal.
Costume 01 Costume 02

 

  • Telas:

Backdrop1: Pintei toda a região visível com azul – Color 56, Saturation 32 e Brightness 100 – para se parecer com um céu azulado.

Backdrop2: Pintei toda a região visível de vermelho – Color 0, Saturation 71 e Brightness 100.

 

 

Programação

A lógica de programação utilizada para a nossa programação será:

 

INÍCIO

Assim que a bandeira verde for acionada:

  • O Gato Scratch deve iniciar o seu movimento, com 3 vidas e a pontuação zerada.
  • O obstáculo deve aparecer em intervalos de tempos aleatórios, além de se movimentar para a esquerda até o final da tela.
  • O cenário 1 deverá se movimentar com o sentido para a esquerda, mais lentamente do que o obstáculo, para criar o efeito de paralaxe.
  • Cada vez que o gato Scratch encostar em um obstáculo perderá uma vida.
  • Para cada ciclo de alternância entre o Gato Scratch Costume 01 e o Gato Scratch Costume 02, deve-se adicionar mais um ponto à pontuação.
  • Caso o número de vidas do Gato Scratch acabar, uma tela de final de jogo deverá aparecer.
  • Antes da tela do final de jogo aparecer, todos os “Sprites” deverão sumir.
  • O Gato Scratch deve aparecer após a tela de fim de jogo para informar a pontuação conquistada na partida.

FIM

 

Com isto, nossa programação ficara assim:

 

Programação para o Chão:

Para o Cenário 01:

Para o Canário 02:

Para o Obstáculo:

Para o Gato Scratch:

 

Simulando no TinkerCad

Interaja com a simulação abaixo.


Dica: Converse com seus alunos sobre o que podem implementar nesse projeto, como por exemplo, substituir o Gato pelo T-rex do Google, incluir pássaros e fazer o personagem se abaixar, entre outras…

Quais são suas ideias?

Deixe seus comentários, bora compartilhar!

 


Como referenciar este post: Scratch Run: Corrida sem Fim com Scratch. Rodrigo R. Terra. Publicado em: 8/4/2021. Link da postagem: (https://www.makerzine.com.br/educacao/scratch-run-corrida-sem-fim/).

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